No dia 1º de maio de 1958, em Nebbiuno, uma pequena comuna da província de Novara, na Itália, foi fundado o bar Centrale, hoje o mais antigo do país. Os proprietários eram Anna Possi e seu marido, já falecido.
Mas se o bar é o mais antigo do país, Anna Possi é a bartender mais antiga do planeta. Com quase 101 anos, trabalha todos os dias em seu comércio, já que o Centrale não fecha em dias feriados. Por conta de dificuldade na audição, o que é extremamente comum em sua idade, recebe ajuda ocasionalmente da filha Cristiana.
"Para mim, o trabalho sempre representou independência econômica, mas também serviço ao próximo", diz a bartender que acredita que o trabalho a mantém jovem. "Nunca pensei em não trabalhar", afirma a italiana do Centrale.
Anna Possi nasceu no ano de 1924, em Vezzo, província de Verbano Cusio Ossola, no Piemonte. Filha de donos de um pequeno restaurante, começou a trabalhar cedo fazendo polenta vendida no negócio dos pais e entregues a guerrilheiros. Sempre trabalhando em restaurantes, mudou-se para Novara e, em seguida, para Gênova até chegar em Nebbiuno onde, casada, inaugurou com o marido o bar, hoje clássico Centrale.
Anna Possi é uma dessas pessoas que nos faz acreditar na vida ainda mais e a pensar que o mundo, apesar de tanta corrupção, injustiças e miséria, ainda é um lugar bom para viver.
Salute e longevità, Anna!