noticias734 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Política

Agricultores familiares mobilizados participaram da sessão legislativa juazeirense que reverteu a decisão que os prejudicava

Vereadores voltaram atrás e colocaram novamente o projeto em pauta.

Publicada em 15/02/23 às 12:06h - 519 visualizações

Fábio Souza Tavares


Compartilhe
Compartilhar a noticia Agricultores familiares mobilizados participaram da sessão legislativa juazeirense que reverteu a decisão que os prejudicava  Compartilhar a noticia Agricultores familiares mobilizados participaram da sessão legislativa juazeirense que reverteu a decisão que os prejudicava  Compartilhar a noticia Agricultores familiares mobilizados participaram da sessão legislativa juazeirense que reverteu a decisão que os prejudicava

Link da Notícia:

Agricultores familiares mobilizados participaram da sessão legislativa juazeirense que reverteu a decisão que os prejudicava
Moradores dos sítios ocuparam a galeria da Câmara Municipal juazeirense  (Foto: Fábio Souza Tavares)
A sessão legislativa de Juazeiro do Norte/CE de ontem (14.02) foi acalorada por três motivos: a votação do salário dos professores da rede municipal de ensino, as denúncias do vereador Rafael Cearense (PODE) contra o influencer digital Lukão e a presença de agricultores familiares a serem contemplados pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR)/Projeto São José.

Os moradores dos sítios Espinho e Carás-Umari chegaram em um ônibus por volta das 15 h 30 min, ou seja, depois do início da sessão legislativa. À frente do movimento, a Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Espinho, representada pelo presidente Claudilonilson Barbosa Lima, o Nilson. Juntos a eles se encontravam Chicão do Taquari e Robertão da Palmeirinha. Romão França, ex-Secretário de Agricultura de Juazeiro do Norte e ex-vereador que assumiu o cargo por vacância durante alguns meses, também esteve presente.

Chegada dos moradores dos sítios Espinho e Carás-Umari na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte/CE (Foto: Fábio Souza Tavares)
Moradores dos sítios na galeria (Foto: Fábio Souza Tavares)
Moradores dos sítios na galeria (Foto: Fábio Souza Tavares)
Chicão do Taquari e Robertão da Palmeirinha (Foto: Fábio Souza Tavares)
Romão França e Nilson, presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Sítio Espinho (Foto: Fábio Souza Tavares)

A ampla repercussão negativa da votação da sessão anterior que foi contrária à atualização da Lei que garante a implantação do SISAR/Projeto São José nas comunidades dos sítios Espinho, Cachoeirinha e São Gonçalo e o peso da opinião pública levaram os vereadores que se opunham ao projeto a rever a decisão. O vereador Capitão Vieira (PTB) habilmente conseguiu treze assinaturas para que o projeto tramitasse novamente na Casa, ou seja, duas assinaturas a mais que o necessário previsto no Regimento Interno.
Os moradores dos sítios se mostraram enérgicos durante as intervenções dos vereadores, ora aplaudindo, ora vaiando. O vereador Padre Paulo (PSD) foi amplamente vaiado pelos agricultores.

A presidente Yanny Brena (PL) foi sensível à manifestação dos agricultores e abriu espaço para que Nilson, presidente da associação presente, falasse no Grande Expediente. Nilson expôs a posição dos moradores dos sítios explanando sobre a realidade das comunidades rurais e a necessidade da aprovação do projeto que levará água potável para as supracitadas localidades.

Vereador Capitão Vieira (PTB) foi ágil em recolher as doze assinaturas que viabilizaram a volta do projeto à discussão na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte/CE (Foto: Fábio Souza Tavares)

Ao final, tudo saiu bem para a Câmara e para os agricultores que terão o projeto rediscutido de uma forma mais ampla e, ao que parece, uma aprovação consensual do parlamento juazeirense.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

2 comentários


Neurian Pinheiro

15/02/2023 - 13:18:51

Era para ser colocado os nomes dos 12 vereadores que aderiram a volta do projeto. Pra sabermos quais foram os 10 que não assinaram pro povo lembrar em 2024.


Neurian Pinheiro

15/02/2023 - 13:18:49

Era para ser colocado os nomes dos 12 vereadores que aderiram a volta do projeto. Pra sabermos quais foram os 10 que não assinaram pro povo lembrar em 2024.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1561119
Usuários Online: 69
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!