As desavenças entre os irmãos Ferreira Gomes ganhou novas cores com a declaração do ex-ministro, Ciro, de apoiar a candidatura ao senado federal do pai de André Fernandes, o pastor evangélico e deputado estadual Alcides Fernandes.
Ciro Gomes está desembarcando do PDT e adentrando aos quadros do PSDB/PODEMOS e, provavelmente, será o candidato a governador do estado em 26. O desgaste do governador atual e seu partido evidencia a má gestão aplicada, somada ao aumento da violência no estado, denúncias de corrupção e propinas de empresários para negociar com o governo, nas palavras do próprio Ciro.
O que se enxerga nesse apoio para a vaga ao Senado é a busca de união com os bolsonaristas que têm crescido em números e visibilidade em todos os estados do Nordeste. A baixa popularidade do presidente Lula criou um caldo de cultura ideal para o robustecimento da direita em todas as macrorregiões do país.
Por agora, a leitura é que Ciro será candidato a governador. Foi um dos melhores. Aqui no Cariri, construiu escolas, a Avenida Leão Sampaio que nos liga à Barbalha e a rodovia Juazeiro/Caririaçu como obras principais. Outros apoios e alianças estão sendo costuradas.
Roberto Cláudio está indo para o União Brasil e segue firme como pretenso pré candidato ao governo estadual. O prefeito Glêdson Bezerra, um dos melhores quadros da oposição ao governador Elmano e ao ministro Camillo Santana, tem uma postura definida de centro-direita e não vislumbra a possibilidade de apoio ao grupo esquerdista que mantém o poder no último trio de gestões do governo estadual. Veremos qual rumo o senador Cid Gomes tomará. Ciro é forte e querido pelo povo cearense.
Irmãos cearenses, que rota queremos para o destino do nosso estado? Muita água passando nas pontes rumo ao Orós e também para encher os anseios dos diversos grupos políticos da Terra da Luz. 26 tá bem aí.
José Irlando de Sampaio Morais
Advogado cearense.