Aproximadamente às 16 h do horário de Brasília, a fumaça saiu da chaminé da Capela Cistina frustrando a expectativa da grande concentração de católicos presentes no lado externo. Isso porque o primeiro Escrutínio do Conclave durou duas horas a mais do que o esperado, o que gerou uma expectativa de definição da escolha papal.
Entretanto, a fumaça que saiu foi preta - e não branca - anunciando que a primeira tentativa não chegou à escolha do pontífice máximo da Igreja Católica Apostólica Romana.
Como disse na Coluna Poucas e Boas de segunda-feira (05.05), o novo papa a ser eleito, segundo o vaticanista Marco Politi, deve ser um papa conservador que convirja as tendências que hoje existem no interior da cúpula cardinalícia e que, por sua vez, expressam o conjunto das posições da Santa Igreja. Nem um novo Francisco, nem um conservador radical: essa é a aposta.
Provavelmente, devido à forte divisão interna do catolicismo expressa no atual Conclave, a fumaça branca não sairá nos próximos Escrutínios. Para o bem do próprio catolicismo, é necessário que as arestas sejam aparadas e a escolha do novo papa consiga estabelecer uma unidade institucional que reverbere em toda a cristandade católica.
E Trump fez a Câmara, o Senado e o Vaticano ... ...
Com as bençãos de Deus será o Cardeal Ganês Peter Turkson