noticias224 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Política

Como fica a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte/CE

Operação Públio Vatínio mudou a composição do Legislativo juazeirense.

Publicada em 19/11/21 às 06:19h - 574 visualizações

Fábio Souza Tavares


Compartilhe
Compartilhar a noticia Como fica a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte/CE  Compartilhar a noticia Como fica a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte/CE  Compartilhar a noticia Como fica a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte/CE

Link da Notícia:

Como fica a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte/CE
Sede da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte/CE  (Foto: Reprodução)

A Operação Públio Vatínio da Polícia Civil, a partir de ordem judicial, afastou o presidente Darlan Lobo (PTB), o vice-presidente Capitão Vieira (PTB) e o vereador Beto Primo (PSDB) da Câmara de Vereadores de Juazeiro do Norte/CE por 180 dias, prazo legal para o período de investigação. A volta ou não dos parlamentares à Casa dependerá do resultado das novas investigações e apurações do inquérito. Beto Primo foi sentenciado a usar tornozeleira eletrônica.

Como o presidente e o vice-presidente, respectivamente Darlan e Capitão, foram afastados por esse período, quem assume interinamente a presidência da Câmara é o vereador William Bazílio (PMN), popularmente conhecido como Bilinha, que ocupava, até ontem (18), a função de 2º presidente da mesa diretora do parlamento juazeirense.

Para suprir a vacância dos vereadores afastados, assumirão os cargos a suplente Auricélia Bezerra e o suplente Romão França, do PTB, e o suplente Jesualdo Duarte (PSDB).

Auricélia é comerciante e ex-vereadora. No pleito eleitoral passado tirou 2.187 votos, o equivalente a 1,63% dos votos válidos, ficando com uma votação acima dos vereadores Fábio do Gás (REDE), Bilinha (PMN) - que agora é o presidente interino -, Sargento Firmino (PSB), Lunga (PSB), Ivanildo Rosendo (DC), Claudionor Mota (PMN), Janu (Republicanos) e Rafael Cearense (PODE) - este último, líder do prefeito na Câmara.

Romão França é líder comunitário e foi Secretário do Município nos governos de Santana (PT) e Zé Arnon (à época PTB). Tirou 1.112 votos, o equivalente a 0,83% dos votos válidos, ficando à frente do vereador Rafael Cearense.

Jesualdo Duarte é policial militar e ex-diretor do Departamento de Trânsito e Transportes (DEMUTRAN) de Juazeiro do Norte. Tirou 829 votos (0,62% dos válidos), ficando à frente do vereador Rafael Cearense.

Os partidos mantêm suas cadeiras intactas, uma vez que na última eleição para vereador não houve coligações proporcionais. Portanto, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) continua com seis vereadores e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) com um.

Bilinha, que assume a presidência da Casa interinamente, é comerciário e desportista. Foi eleito com 1.922 votos (1,43% dos válidos), ficando à frente dos vereadores Sargento Firmino, Lunga, Ivanildo Rosendo, Claudionor Mota, Janu e Rafael Cearense.

A Câmara Municipal juazeirense ainda pode sofrer outra mudança, pois a cassação ou não do mandato do vereador David Araújo, também PTB, está para ser concluída no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A votação teve início no último dia 10 e foi suspensa por um pedido de vista do desembargador juazeirense Raimundo Nonato no momento que existiam 2 votos favoráveis à cassação e um contrário. Caso o pleno do TRE vote de acordo com o Parecer mais um suplente assumirá a vereança no Município, no caso Testinha que tirou 253 votos correspondentes a 0,19% dos válidos.

Da mesma forma que Testinha pode tirar essa grande sorte, o mesmo está colocado para o vereador e presidente interino Bilinha que pode vir a ser prefeito de Juazeiro do Norte. Não esqueçamos que ainda haverá julgamento - e não tardará - sobre a cassação da chapa Glêdson Bezerra (PODE)/Giovanni Sampaio (PSD).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1561849
Usuários Online: 54
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!