Quando duas pessoas se encontram e selam essa abertura de diálogo com um aperto de mãos, os caminhos se abrem e a conversa flui melhor.
Desde Roma e a Grécia que o gesto de gentileza ou de afirmação de poder, firma entre os homens um compromisso ou afirmação de poder e superioridade. Quem estende a mão e a segura com firmeza, reafirma sua coragem e lealdade à palavra empenhada.
Até a neurociência afirma que o aperto de mãos transmite uma mensagem positiva para que a conversação flua e se encaminhe para a concórdia.
Grande é a ofensa de quem recebe uma mão estendida e não a aperta. Salga a entrevista e torna a relação belicosa e contraproducente.
O aperto de mãos, bem mais que um gesto de cortesia é uma afirmação de diplomacia e gentileza para o outro.
Será que a cordialidade e educação do nosso prefeito será recebida com lhanesa e fraternidade pelo nosso governador? Elmano precisa olhar o Juazeiro como a principal cidade do interior do estado; um motor perene de desenvolvimento do Cariri que não para de crescer e transmutar-se em um lugar de muito trabalho, educação e comprometimento com a roda viva do Ceará. Esperamos que as obras inacabadas sejam terminadas, com atenção especial para o memorial Padre Cícero que há mais de meia década espera uma solução de continuidade. Receba o aperto de mãos do nosso prefeito, governador. Afinal, o senhor é um campeão de votos no Juazeiro. O povo romeiro espera muito da sua gestão de mãos estendidas.
José Irlando de Sampaio Morais
Advogado cearense