noticias388 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Política

Amália Barros, deputada federal, morre aos 39

Publicada em 12/05/24 às 08:56h - 619 visualizações

Nova Iguaçu 24 h


Compartilhe
Compartilhar a noticia Amália Barros, deputada federal, morre aos 39  Compartilhar a noticia Amália Barros, deputada federal, morre aos 39  Compartilhar a noticia Amália Barros, deputada federal, morre aos 39

Link da Notícia:

Amália Barros, deputada federal, morre aos 39
 (Foto: Reprodução/Nova Iguaçu 24 h)
A deputada federal Amália Barros (PL/MT; centro da foto) morreu aos 39 anos, conforme comunicado oficial divulgado em seus perfis nas redes sociais na madrugada deste domingo (12/05). Ela estava internada desde o dia 1º de maio devido a um nódulo no pâncreas.

Eleita deputada federal em 2022 por Mato Grosso, Amália também atuava como vice-presidente do PL Mulher nacional. No Congresso, participava das comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Direitos da Mulher e Educação na Câmara dos Deputados.

Natural de Mogi Mirim, São Paulo, Amália Barros perdeu a visão do olho esquerdo aos 20 anos devido a uma toxoplasmose. Após passar por 15 cirurgias, ela precisou remover o olho e utilizar uma prótese ocular a partir de 2016.

Desde então, a congressista adotou o gesto de cobrir o olho esquerdo com a mão, tornando-o sua marca registrada. Ela defendia pautas relacionadas à toxoplasmose e à visibilidade de pessoas com visão monocular.

Amália foi a inspiração por trás da Lei 14.126/2021, que reconhece a visão com apenas um olho como uma deficiência sensorial.

Em 2021, ela fundou o Instituto Amália Barros, posteriormente renomeado como Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular. A instituição promove campanhas de doação de próteses oculares e oferece assistência a pessoas com visão monocular. Através desse instituto, a deputada federal realizava campanhas para arrecadar recursos e doações de próteses oculares e lentes esclerais.

Amália era filiada ao Partido Liberal (PL), partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ela era próxima da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro e a ajudava na condução do PL Mulher.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1598393
Usuários Online: 34
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!