Dois policiais militares de São Paulo foram presos em flagrante, após serem acusados por uma jovem de 20 anos de estupro dentro de uma viatura policial. O crime teria ocorrido em Diadema, na Região Metropolitana paulista, na noite da última segunda-feira (3).
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) afirmou que os PMs foram "presos em flagrante pelos crimes de abandono de posto e descumprimento de missão após darem carona a uma jovem de 20 anos, deixando a área de patrulhamento sem autorização e sem motivo justificado".
Sobre a acusação de estupro, a Pasta afirmou que a denúncia "está sendo rigorosamente apurada". "A jovem foi submetida a exame de corpo de delito, assim como os policiais, que permanecem presos no PMRG após terem a prisão preventiva decretada pela Justiça", explicou.
A acusação de estupro contribuiu para que a Justiça decidisse pela manutenção da prisão. Em paralelo, a Polícia Civil abriu inquérito policial para apurar a denúncia. Os agentes não tiveram os nomes divulgados, o que impossibilitou o contato com suas defesas.
Os agentes são lotados no 24º Batalhão Policial Militar Metropolitano e estavam em serviço. A jovem estava em um bloco de carnaval e teria pedido carona aos policiais, que faziam ronda na região.
Após darem a carona, os policiais disseram que iam levá-la para casa, mas desviaram do trajeto. Segundo a jovem, os dois teriam cometido os abusos dentro da viatura.
Por volta das 22h30, a jovem enviou uma mensagem de áudio para um tio, dizendo que tinha sido abusada sexualmente pelos agentes. Ela chegou a mandar vídeos que mostravam os rostos dos policiais.
O tio saiu à procura da jovem, mas já a encontrou em uma unidade de pronto atendimento. Ela teria sido encaminhada ao atendimento médico por um escrivão da Polícia Civil, que acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
De acordo com a SSP, a jovem, após sair da viatura, acusou os policiais de estupro. A mulher foi submetida a exame de corpo de delito, assim como os policiais. Como a jovem apontou que os policiais consumiram bebidas alcoólicas, eles foram encaminhados ao Hospital da Polícia Militar para exame de dosagem alcoólica.
Ainda segundo a SSP, além do crime de estupro, que ainda será apurado, os policiais vão responder pelos crimes de abandono de posto e descumprimento da missão.
“Dois policiais militares do 24º BPM/M, em Diadema, foram presos em flagrante pelos crimes de abandono de posto e descumprimento de missão após darem carona a uma jovem de 20 anos, por volta das 23h30 de domingo, deixando a área de patrulhamento sem autorização e sem motivo justificado.
Após sair da viatura a jovem acusou os policiais de estupro, denúncia que é rigorosamente apurada pela instituição. A jovem foi submetida a exame de corpo de delito, assim como os policiais, que permanecem presos no PMRG após terem a prisão preventiva decretada pela Justiça.
Todas as circunstâncias dos fatos são apuradas, inclusive com a análise das câmeras corporais."