noticias24 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Municípios

Professora cria barril do Chaves na sala de aula para incentivar aluno com autismo, no Ceará

O estudante do 3º ano do ensino fundamental tem hiperfoco na série mexicana. Por isto, a docente pensou nesta estratégia, já que ele resistia à permanência na sala.

Publicada em 04/03/23 às 05:47h - 628 visualizações

g1 CE


Compartilhe
Compartilhar a noticia Professora cria barril do Chaves na sala de aula para incentivar aluno com autismo, no Ceará  Compartilhar a noticia Professora cria barril do Chaves na sala de aula para incentivar aluno com autismo, no Ceará  Compartilhar a noticia Professora cria barril do Chaves na sala de aula para incentivar aluno com autismo, no Ceará

Link da Notícia:

Professora cria barril do Chaves na sala de aula para incentivar aluno com autismo, no Ceará
Professora e cuidador criam barril do Chaves para incentivar permanência de aluno com autismo na sala de aula, no Ceará  (Foto: Reprodução/Prefeitura de Juazeiro do Norte)
Um aluno com autismo de uma escola pública em Juazeiro do Norte, no Ceará, ganhou um incentivo inusitado, porém divertido, para permanecer em sala de aula: um barril similar ao do personagem Chaves, da série mexicana homônima. O estudante Raphael Silva, do 3º ano do ensino fundamental, tem hiperfoco no personagem — o que motivou a estratégia criada pela professora Licaelle Rocha, em parceria com o cuidador que acompanha Raphael, Tiago Feitosa.

A docente faz parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Municipal Mário da Silva Bem. Ela explicou que o hiperfoco está atrelado ao extremo interesse e concentração em assuntos específicos. Nessa perspectiva, surgiu a ideia de inserir algum elemento que chamasse a atenção da criança, incentivando o gosto pelo ambiente de aprendizagem.

Raphael, conforme a docente, reagiu bem ao primeiro contato com a estratégia inovadora. "De imediato, ele já entrou na sala e seguiu direto para o local, reproduzindo muitos gestos de felicidade", disse Licaelle.

A professora explicou que a ideia de construir o barril surgiu para que ele permanecesse junto aos colegas em sala de aula, já que ele apresentava resistência. Em 2022, o cuidador que acompanhava Raphael identificou o hiperfoco da criança pelo programa televisivo mexicano e já começou a abordar itens que promovessem a identificação do Chaves no cotidiano escolar do aluno.

O profissional já havia dado ao estudante o elemento mais característico do personagem: o chapéu. Desde então, Raphael frequenta a escola com o objeto na cabeça. Com o trabalho de parceria da professora junto ao do cuidador, a criança é estimulada e motivada a desenvolver habilidades básicas que impactam positivamente na sua aprendizagem.

A ideia do barril foi colocada em prática com a parceria do novo profissional que acompanha Raphael, Tiago Feitosa, que, por meio de doação, conseguiu o objeto para confecção do barril.

A mãe de Raphael, Cícera Torres, agradeceu pela atenção especial ao filho. "Ele adora ir para escola, gosta muito do ambiente, dos colegas e professores. Com essa novidade ele não para de fazer os gestos que identificam que ele está alegre. Fico muito feliz com todo esse olhar que estão tendo com meu filho e é também uma forma de incentivar outros profissionais", disse.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1561024
Usuários Online: 66
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!