noticias730 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Municípios

Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Juazeiro do Norte/CE: Uma fábrica de crimes e ilicitudes - Parte 2

Sovaco de Cobra publica desabafo de um guarda civil metropolitano que preferiu ficar no anonimato.

Publicada em 06/08/22 às 05:26h - 327 visualizações

Fábio Souza Tavares


Compartilhe
Compartilhar a noticia Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Juazeiro do Norte/CE: Uma fábrica de crimes e ilicitudes - Parte 2  Compartilhar a noticia Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Juazeiro do Norte/CE: Uma fábrica de crimes e ilicitudes - Parte 2  Compartilhar a noticia Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Juazeiro do Norte/CE: Uma fábrica de crimes e ilicitudes - Parte 2

Link da Notícia:

Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Juazeiro do Norte/CE: Uma fábrica de crimes e ilicitudes - Parte 2
 (Foto: Junião/Ponte Jornalismo)

Conforme prometido, todos os sábados de agosto traremos uma matéria mostrando os crimes e as ilicitudes praticadas na Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Juazeiro do Norte/CE praticados contra a própria GCM.

Hoje (06.09), um texto de um GCM deprimido que preferiu não se identificar com medo de represália, já que atualmente reina um clima de terror imposto pelo comando da corporação.


"Desabafo de um Guarda Municipal

Trabalho dentro do quartel da Guarda e vendo as atrocidades cometidas pela gestão e, principalmente, pelo atual comandante Josimar, venho através desse documento contar as mais absurdas situações que acontecem dentro da instituição Guarda Civil de Juazeiro do Norte.

Para iniciar, nós, Guardas Civis, estamos passando pelo pior momento em 16 anos de concursados. Até administrações tidas como desastrosas para a instituição, como a do prefeito Raimundo Macêdo, estão sendo superadas pela gestão Glêdson Bezerra. Com um Comando autoritário e irresponsável, nós, GCMs, estamos sendo humilhados através de assédio moral descaradamente, onde as mais diversas situações ocorrem em nosso dia a dia como profissionais da Segurança Pública. Posso listá-las na seguinte ordem:

- Guardas municipais com problemas psicológicos e psiquiátricos sendo punidos e com ameaças de serem expulsos em vez de terem atendimento e acompanhamento por parte da instituição, onde o Município paga psicólogos para a instituição Polícia Civil que inclusive é a instituição que o prefeito faz parte como membro.

- Guardas sendo punidos sem o direito à ampla defesa e ao contraditório, onde o comandante Josimar notifica e pune o guarda sem uma apuração do caso, caracterizando assim abuso de poder.

- Guardas trabalhando, principalmente à noite, sozinhos nos mais diversos postos de serviços arriscando a sua vida mais ainda, já que em todas as GCMs do Brasil o protocolo é nenhum guarda, especialmente à noite, trabalhar sozinho. Inclusive a corporação está apreensiva vendo a hora uma notícia da morte de algum guarda justamente por conta dessa decisão do comandante que, segundo ele, é para economizar dinheiro para o Município.

- Ainda sobre economizar dinheiro para o Município, o comandante está acabando com as escalas do turno B onde diversos guardas trabalham há anos e já tem toda a vida programada em cima desse horário, inclusive com outros empregos, já que o salário da Guarda de Juazeiro é um dos piores salários do Nordeste, tendo como salário-base R$ 1.256,00.

- Também sofremos com a falta de compromisso por parte da gestão onde não temos equipamentos de proteção individual (EPIs). Trabalhamos com a cara e a coragem, sem viaturas para suprir a necessidade dos Guardas e do Município, sem armamento letal e não letal, sem motivação.

- Comandante Josimar faz constantes ameaças aos guardas. entre elas a que irá acabar com as horas extras, horas extras essas que já fazem mais de 8 anos que vêm sendo feitas. Assim, esse valor já está incorporado no orçamento dos guardas que infelizmente não podem ficar sem fazê-las, pois para pagar as contas mínimas para sua sobrevivência digna, os guardas precisam dessas horas extras. Inclusive, na corporação, existe um temor de que alguns guardas possam tirar suas próprias vidas caso essas extras sejam retiradas. Aproveitando-se da situação, o comandante Josimar ameaças de acabar com elas alegando que precisa economizar para o Município.

- Guardas acusados dos mais diversos crimes como furto, estupro, assassinatos, roubo a banco (pintando e bordando) dentro da Guarda Municipal; e guardas com sua conduta ilibada sendo perseguidos e sofrendo os mais diversos tipos de assédio moral.

- Promessas de campanha até então não cumpridas: Quartel próprio, pois todos sabemos  que o atual quartel é alugado por um valor extremamente alto, cerca de R$ 30 mil mensais; EPIs, pois até agora nem um cassetete o prefeito forneceu; equiparação salarial com o DEMUTRAN, pois o próprio prefeito, quando em campanha, disse ser inadmissível dois órgãos da mesma Secretaria ter uma diferença salarial tão grande.

Resumindo, caros leitores, a Guarda Municipal está passando pelo pior momento da sua história e, para os que duvidam de minhas palavras, basta investigar e comprovar cada ponto citado."


A carta acima é contundente e demonstra que a GCM, uma corporação que deveria estar blindada contra todos os tipos de vícios e ilicitudes, apresenta um quadro bastante comprometedor. Que essa carta chegue ao Ministério Público e que as autoridades aqui citadas se manifestem.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1575843
Usuários Online: 25
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!