O Crato/CE apresenta uma das maiores festas agropecuárias de todo o Brasil: a ExpoCrato. Entretanto, a ação de alguns agentes de autoridade de trânsito estão maculando essa festividade. Segundo denúncias, os agentes estão agindo abusivamente. Dessa forma, perdem a autoridade.
Segundo relatos e vídeos, os motoristas de aplicativos estão sendo abordados de forma grosseira e intimidatória ao pararem para os passageiros descerem onde tem a sinalização vertical de embarque e desembarque. Em pelo menos dois casos, a polícia foi chamada para amedrontar os motoristas.
Ruan Carlos Morais, até o momento, é o agente apontado como o pivô dessa abordagem ilegal. Em um dos casos, chegou a dar ordem de prisão a um motorista que tentava entender a situação.
Ruan Carlos Morais, agente apontado como o pivô dos abusos de autoridade (Foto: Reprodução/Facebook/Ruan Carlos (Morais)
Os agentes estão explicando que a parada para embarque e desembarque de passageiros para a ExpoCrato fica na rua anterior. Segundo um dos motoristas denunciantes, ao indagar por que em vez de agirem abusivamente os agentes não os orientava passando a informação cordialmente, obteve a seguinte resposta: "Por mim, eu nem ajudava vocês de aplicativo. Por mim, eu ajudava apenas os taxistas que são os que ajudam a gente financeiramente ".
As denúncias são graves e apontam para ações incompatíveis com um órgão de Segurança. Ferem os princípios constitucionais básicos da administração pública, contrapõem-se à função do Estado e estão completamente em desacordo com as atribuições desses profissionais. Que o departamento veja com carinho e cuidado essa situação para trazer uma resolução e fazer com que a ExpoCrato transcorra dentro da normalidade e da legalidade como merece o belo município do Crato.
Isso é um absurdo, não pode acontecer, são cidadãos correndo atrás do seu sustento, assim também como os taxistas, e o usuário também precisa do serviço.