"Venho por meio desta relatar o descaso em relação aos candidatos ao Cargo de Guarda Civil Metropolitano de Juazeiro do Norte.
Desde o último Certame de N° 001- 2019, foram 123 candidatos chamados para os testes de exames médicos e físicos, restando 83 candidatos aptos para o curso de formação, sendo que as inscrições para matrícula ocorreu no mês de abril de 2022.
No dia 28 do mesmo mês, foram surpreendidos com uma medida cautelar, Mandado de Segurança, suspendendo o curso, medida essa impetrada por candidatos remanescentes e não convocados.
Houve manifestação dos matriculados para o curso na Câmara dos Vereadores e pouco se fez para resolver o problema; apenas o Município recorreu com um Embargo de Declaração e não deu mais atenção aos candidatos.
Preocupados com a situação, entraram em contato com a 3° Vara Cível da Comarca de Juazeiro do Norte e receberam a seguinte resposta via whatsapp sobre o recurso impetrado pela administração de JN:
'O processo informado se encontra na fila de trabalho correta, "Concluso - Recursos", desde 26.05.2022, temos atualmente 26 processos nessa fila, muitos desses processos têm prioridades legais e alguns estão bem mais antigos nessa fila, enquanto isso o magistrado titular está à disposição do Núcleo 4.0 de Execuções Fiscais, ou seja, estamos sem juiz titular, trabalhando apenas com um juiz respondendo, que tem suas funções também na sua comarca, com a agravante de que a 3ª Vara Cível se encontra atualmente com aproximadamente 4500 processos, impossibilitando uma análise mais rápida dos processos. Não temos como antecipar o andamento do processo sem quebrar a ordem de antiguidade na fila, além disso a "agilidade" depende totalmente do que é humanamente possível de ser realizado pelo magistrado e sua equipe, mas o magistrado e sua assessoria está ciente da problemática desse processo (sic).'"
Ofício da Procuradoria-Geral do Município (PGM) informando à Secretaria de Segurança Pública (SESP) a suspensão do curso de formação por determinação judicial (Foto: Reprodução)
Algo parecido acontece com o pessoal que fizeram o concurso para agente de trânsito de Juazeiro do Norte, e pior ainda é que esses não sabem nem quando será o curso de formação deles, pois o prefeito, o secretário de segurança e toda a administração não se manifesta em nada, apenas fazem promessas vazias. Outro detalhe, foi feito na mesma época e no mesmo edital.