Em resposta à matéria "SAÚDE DE ASSARÉ ESTÁ CAÓTICA - São constantes as reclamações dos munícipes" que publiquei ontem neste nosso portal de notícias, a Procuradoria do Município de Assaré/CE nos contatou e enviou a este meio de comunicação Nota de Esclarecimento da Secretaria de Saúde do supracitado Município acerca das denúncias realizadas.
Segundo a Nota (LEIA ABAIXO NA ÍNTEGRA), o Hospital Municipal Nossa Senhora das Dores (HMNSDD) possui uma equipe direcionada a 24 horas de atendimento à população e possui todos os insumos para procedimentos preconizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Diz também que a informação divulgada nas redes sociais que traz uma senhora com um curativo feito supostamente com fita gomada não passa de fake news. Em verdade, diz a informação oficial, o curativo da paciente foi feito com "FITA MICROPOROSA BEGE MISSNER, (...) um material antialérgico, utilizado em curativos e ideal em peles sensíveis", material esse apresentado no anexo 1 da Nota de Esclarecimento.
Quanto à falta de alguns medicamentos, a Secretaria de Saúde do Município remete o problema à "falta de cumprimento da PPI por parte do Governo do Estado, que não vem repassando a quantidade correta dos medicamentos dos programas da Assistência Farmacêutica", conforme lista de remédios sem data de entrega prevista apresentada no anexo 2 da Nota.
Em relação aos medicamentos que faltam, urge à Secretaria de Saúde resolver esse problema sob o risco de prejudicar ainda mais o tratamento da população carente, principalmente aquela parcela que necessita de remédios direcionados ao tratamento contínuo como é o caso do Risperidona e do Sertralina, dentre outros, cujas posologias não podem ser interrompidas.
Como o governo estadual é do mesmo grupo politico do governo municipal assareense, é necessário que a Prefeitura cobre com veemência a resolução imediata desse problema. Ademais, consiste em prevaricação do governo estadual o não atendimento à Programação Pactuada Integrada (PPI).
Agradeço o contato do Procurador Adjunto Breno Henrique Matias Esmeraldo e espero que essa situação da PPI seja resolvida com a celeridade necessária para o bem do povo da terra do Patativa.