Municípios

Feira de Animais de Potengi foi interditada

O evento funcionava sem a autorização da ADAGRI

Publicada em 22/08/21 às 08:30h - 201 visualizações

por Fábio Souza Tavares


Compartilhe
Compartilhar a notícia Feira de Animais de Potengi foi interditada  Compartilhar a notícia Feira de Animais de Potengi foi interditada  Compartilhar a notícia Feira de Animais de Potengi foi interditada

Link da Notícia:

Feira de Animais de Potengi foi interditada
Feira de Animais de Potengi  (Foto: Reprodução)

O prefeito de Potengi, Edson Veriato (PSOL), mais uma vez é alvo de críticas de seus munícipes. Desta vez, pela forma que a Feira de Animais estava sendo realizada.

A Feira de Animais do Município funciona todas as sextas-feiras e conta com a presença de pecuaristas cearenses da região e de pecuaristas de Pernambuco, da Paraíba e do Piauí. Teve como um de seus fundadores Chico de Bosco, há mais de 40 anos, e hoje só é menor do que as feiras semanais de animais de Quixadá e Cascavel. O grande problema é que estava acontecendo sem a licença da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI), o que demonstra prevaricação por parte da atual gestão municipal.

Em vista da situação, a ADAGRI interditou a Feira até a regularização do evento. Em contato com Joaquim Pinheiro, representante da Agência, fomos informados que o evento, embora apresente estrutura física compatível, acontecia sem a existência do Guia de Transporte Animal (GTA), documentação zoossanitária oficial obrigatória para a realização desse tipo de evento que precisa comprovar a origem e o destino dos animais comercializados, bem como a qualidade desses produtos pecuários, uma vez que os animais precisam estar com a vacinação e os exames em dia como forma de fiscalização no combate a doenças como tuberculose, brucelose e febre aftosa.

Outro aspecto interessante dessa situação é que o Município, mesmo tendo as atividades agropecuárias como sua principal fonte de renda, encontra-se atualmente sem Secretário de Agricultura.

Pinheiro nos informou que a situação da Feira está sendo regularizada. Entretanto, já que vivemos em tempo de pandemia, é necessário que a volta do evento seja acompanhada por medidas de sanitarização/higienização voltadas para a garantia da saúde dos participantes.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 649377
Usuários Online: 51
Copyright (c) 2022 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!