noticias700 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Mundo

Toffoli é citado por ONG na OEA por desmonte anticorrupção

Decisão do ministro de anular provas dos acordos de leniência da Odebrecht livrou réus por corrupção dentro e fora do Brasil.

Publicada em 06/03/25 às 07:41h - 55 visualizações

Pleno News


Compartilhe
Compartilhar a noticia Toffoli é citado por ONG na OEA por desmonte anticorrupção  Compartilhar a noticia Toffoli é citado por ONG na OEA por desmonte anticorrupção  Compartilhar a noticia Toffoli é citado por ONG na OEA por desmonte anticorrupção

Link da Notícia:

Toffoli é citado por ONG na OEA por desmonte anticorrupção
 (Foto: Fotomontagem/Fábio Souza Tavares)

Durante sessão na comissão de direitos humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) realizada na última segunda-feira (3), a organização não governamental (ONG) Transparência Internacional denunciou o “desmonte” no combate à corrupção no Brasil e em outros países da América Latina resultante da decisão monocrática do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que anulou as provas do acordo de leniência da Odebrecht, empresa atualmente denominada Novonor.

Segundo o gerente de pesquisa e advocacy da ONG, Guilherme France, a determinação, feita pelo ministro em setembro de 2023, está tendo “reflexos sistêmicos” em toda a região, servindo como base para derrubar mais de cem processos de corrupção, levando a soltura de réus não apenas no Brasil, mas também no Uruguai, Equador, México, Peru, Panamá, nos Estados Unidos e na Argentina.

Em contato com a coluna de Raquel Landim, do portal UOL, Guilherme afirmou que há uma série de recursos contra a decisão de Toffoli na Corte que, há 18 meses, permanecem sem julgamento. Ele ainda sustenta que o Judiciário brasileiro está se negando a cooperar com investigações de corrupção ao impedir o envio de dados para o exterior e vetar depoimentos.

– Daí a nossa decisão de protestar em conjunto com outros países na OEA – explicou.

A Transparência Internacional se tornou alvo de Toffoli em fevereiro do ano passado. O ministro determinou que a ONG fosse investigada por suspeita de conluio com o procurador responsável por investigar os irmãos Joesley e Wesley Batista, e de apropriação de verbas de combate à corrupção no acordo de leniência da J&F.

A Procuradoria-Geral da República pediu o arquivamento do caso em outubro, afirmando não ver elementos mínimos que justifiquem a continuidade da investigação.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 2165902
Usuários Online: 132
Copyright (c) 2025 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!