noticias684 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Mundo

Presidente dominicano diz que muro na fronteira com o Haiti é irrenunciável e imperativo

Publicada em 21/10/23 às 03:11h - 154 visualizações

Sovaco de Cobra


Compartilhe
Compartilhar a noticia Presidente dominicano diz que muro na fronteira com o Haiti é irrenunciável e imperativo  Compartilhar a noticia Presidente dominicano diz que muro na fronteira com o Haiti é irrenunciável e imperativo  Compartilhar a noticia Presidente dominicano diz que muro na fronteira com o Haiti é irrenunciável e imperativo

Link da Notícia:

Presidente dominicano diz que muro na fronteira com o Haiti é irrenunciável e imperativo
(Set/2023) O presidente dominicano, Luis Abinader, discursa em seu primeiro ato como pré-candidato presidencial, com vistas às eleições do ano que vem, em Santo Domingo  (Foto: Felix Leon)

O presidente dominicano, Luis Abinader, afirmou nesta quinta-feira (19) que a construção do muro fronteiriço entre seu país e o Haiti é um projeto "irrenunciável e imperativo" para regular os fluxos migratórios e garantir a segurança. 

"Muitas coisas aconteceram, e esse projeto, que era importantíssimo, passou a ser irrenunciável e imperativo", disse Abinader durante a inauguração de um trecho de 2,7 km do muro fronteiriço. "A fronteira nunca mais será a mesma. Mudamos e queremos ter uma relação mais segura na fronteira, regulada e controlada. E isso é irreversível", insistiu.

O muro fronteiriço, que começou a ser construído em 2021, abrange cerca de 164 km e é uma aposta do presidente Abinader para "controlar" a migração ilegal e as máfias que atuam na fronteira com o Haiti. 

"A crise institucional grave que o país vizinho atravessa e que se agrava a cada dia levou seu povo a uma situação preocupante de instabilidade política e a uma crise econômica e social galopante. A República Dominicana não pode ser culpada" por isso, destacou Abinader. 

A situação aumentou o fluxo migratório de haitianos para a República Dominicana, que, em 15 de setembro, fechou a fronteira com o Haiti em resposta à construção pelo vizinho de um canal para desviar água de um rio fronteiriço. Três semanas depois, reabriu-a parcialmente para retomar as exportações, mas esclareceu que manterá o fechamento migratório "de maneira indefinida" para impedir o trânsito de pessoas e a suspensão de vistos para cidadãos haitianos. O Haiti pediu que as passagens sejam totalmente abertas.

Abinader também disse que o muro irá ajudar a regular o fluxo, porque haverá uma "melhor informação e uma relação mais formal".




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1466931
Usuários Online: 22
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!