noticias887 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Cultura/Entretenimento

Dia Internacional do Orgulho Gay, 28 de junho

Data promove conscientização ao combate à homofobia e representatividade das pessoas LGBTQIA+.

Publicada em 28/06/22 às 15:47h - 254 visualizações

E+B


Compartilhe
Compartilhar a noticia Dia Internacional do Orgulho Gay, 28 de junho  Compartilhar a noticia Dia Internacional do Orgulho Gay, 28 de junho  Compartilhar a noticia Dia Internacional do Orgulho Gay, 28 de junho

Link da Notícia:

Dia Internacional do Orgulho Gay, 28 de junho
Bar Stonewall Inn, onde tudo começou  (Foto: Reprodução/Internet)
Dia Internacional do Orgulho Gay é celebrado nesta terça-feira, 28 de junho. A comemoração é também conhecida como Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transexuais, Queer, Pessoas Intersexo e Assexual) e como Dia do Orgulho Gay. Em alusão a data, são realizados diversos eventos com objetivos de promover conscientização ao combate à homofobia e representatividade das pessoas LGBTQIA+ em vários setores da sociedade.

O Dia 28 de junho é considerado como Dia do Orgulho LGBTQIA+ em homenagem à Rebelião de Stonewall Inn ocorrida em 28 de junho de 1969. Na época, houve revolta contra invasões da polícia de Nova York a bares que eram frequentados por gays. Estes sofriam diversas violências praticadas pelas autoridades.

Dia do Orgulho LGBTQIA+: Revolta ou rebelião de Stonewall

A revolta ou rebelião de Stonewall é considerada o marco na luta pela igualdade de direitos de LGBTQIA+. Stonewall Inn abreviado para Stonewall foi e ainda é um bar gay e recreativo que fica em Nova York, nos Estados Unidos. Na madrugada do dia 28 de junho de 1969, a polícia foi realizar uma ação no local.

Na época, policiais entraram no bar e prenderam funcionários e frequentadores do local, além de agredi-los. No entanto, as pessoas que eram levadas sob custódia e que sofreram diversos tipos de violências passaram a se revoltar com as autoridades. Uma multidão que estava fora do bar Stonewall também protestou contra as atitudes dos policiais.

Celebração pelo mundo

A partir desse episódio, foram realizadas uma série de protestos em cidades norte-americanas em favor dos direitos de LGBTQI+. No ano seguinte à rebelião de Stonewall, em 1970, aconteceu a 1ª Parada do Orgulho Gay para relembrar a luta contra o preconceito, além de reforçar o direito à igualdade.

A data, desde então, é relembrada por meio de eventos pelo mundo que expressam o orgulho em assumir a orientação sexual e a identidade de gênero. Quanto ao bar Stonewall, em 2015 recebeu o estatuto especial da Comissão de Preservação de Marcos da Cidade de Nova York. Além disso, é oficializado como um monumento nacional.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1564945
Usuários Online: 11
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!