noticias998 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Economia

BC anuncia redução da taxa Selic

Publicada em 21/09/23 às 06:35h - 280 visualizações

Nova Iguaçu 24 h


Compartilhe
Compartilhar a noticia BC anuncia redução da taxa Selic  Compartilhar a noticia BC anuncia redução da taxa Selic  Compartilhar a noticia BC anuncia redução da taxa Selic

Link da Notícia:

BC anuncia redução da taxa Selic
Roberto Campos Neto, presidente do BC  (Foto: EBC)
O Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central (BC) decidiu reduzir em 0,50 ponto percentual os juros básicos da economia nesta quarta-feira (20/09). Dessa forma, com a redução da taxa Selic, ela passou de 13,25% para 12,75% ao ano. A decisão foi unânime.

Anteriormente, a taxa havia estado nesse nível apenas em maio do ano passado. Na ocasião o BC estava promovendo um ciclo de ajuste monetário na economia por conta dos efeitos da pandemia.

A decisão desta quarta-feira já era esperada. No texto publicado pelo COPOM para anunciar a redução, o comitê afirma ter conservado maior resiliência do que o anteriormente o esperado, mas antecipa uma desaceleração da economia dos próximos trimestres.

As medidas mais recentes de inflação subjacente apresentaram queda, mas ainda se situam acima da meta para a inflação. As expectativas de inflação para 2023, 2024 e 2025 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 4,9%, 3,9% e 3,5%, respectivamente”, diz o comunicado.

O COPOM ainda destacou a importância de execução das metas fiscais já estabelecidas pelo governo para que haja a ancoragem de expectativas da inflação. “O Comitê reforça a importância da firme persecução dessas metas”.

Além disso, o comitê afirma entender que a decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e, em grau menor, o de 2025.

O Comitê reforça a necessidade de perseverar com uma política monetária contracionista até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”, diz o texto.

NOVOS CORTES

O Copom afirma que, se a expectativa para o cenário se confirmar, novas reduções da taxa Selic de mesma magnitude devem ocorrer nas próximas reuniões.

Esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”, informa o comunicado.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1596046
Usuários Online: 49
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!