noticias772 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Economia

Transportadores afirmam que começa a faltar diesel no Brasil

Publicada em 12/08/23 às 08:55h - 400 visualizações

Nova Iguaçu 24 h


Compartilhe
Compartilhar a noticia Transportadores afirmam que começa a faltar diesel no Brasil  Compartilhar a noticia Transportadores afirmam que começa a faltar diesel no Brasil  Compartilhar a noticia Transportadores afirmam que começa a faltar diesel no Brasil

Link da Notícia:

Transportadores afirmam que começa a faltar diesel no Brasil
 (Foto: EBC)
Empresas transportadoras já relatam que começou a faltar diesel no mercado brasileiro. A situação estaria ocorrendo porque o governo de Lula da Silva (PT) decidiu que a Petrobras deve operar com valores abaixo da paridade de importação.

Com a medida, outras empresas do setor não estão realizando importações. Além disso, a Petrobras não consegue suprir toda a demanda do país.

Para as empresas importadoras independentes, comprar combustíveis no mercado externo não é vantajoso. Isso ocorre porque a venda é feita por valor abaixo do custo. O valor do litro do diesel no mercado internacional está cerca de R$ 0,80 mais caro do que no Brasil.

DECISÃO DO GOVERNO PETISTA MUDOU POLÍTICA DE PREÇOS

A decisão do governo de mandar a Petrobras alterar a política de preços ocorreu em maio deste ano. Segundo a companhia, a nova estratégia comercial usa referências de mercado como:

  • o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação,
    o valor marginal para a Petrobras.
  • O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos, já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino.

A medida mudou a política de preço de paridade de importação depois de quase cinco anos. Quando a mudança foi anunciada, as empresas do setor já alertavam para problemas de abastecimento dos combustíveis.

A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (ABICOM) divulgou um relatório nesta semana, mostrando que a defasagem do valor do diesel entre os preços do mercado internacional e o preço de venda no Brasil é de 22%.

Já começou a faltar diesel. Está tendo uma restrição pesada e ninguém consegue atender com totalidade os seus parceiros. A Shell não consegue atender todos os clientes dela, a Ipiranga também não. Então já há uma redução na quantidade solicitada”, explica a diretora do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (SETCEMG), Juliana Martins. Ela apontou a falta, principalmente, do óleo S10.

Ainda segundo o SETCEMG, as distribuidoras de combustíveis já têm priorizado empresas que prestam serviços de necessidade básica, como hospitais, empresas de coleta de lixo e outros.

PETROBRAS NEGA PROBLEMAS

Em nota, a Petrobras segue sustentando que não vê risco de faltar diesel no país. A empresa afirma que tem cumprido suas obrigações com as distribuidoras, e diz que não é a única fornecedora de combustíveis do país, que tem outros atores (distribuidoras, importadores, refinadores, formuladores).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1465072
Usuários Online: 80
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!