Data que representa o término do Carnaval e o início da quaresma no calendário cristão, a quarta-feira de cinzas sempre acaba gerando dúvidas: afinal, é feriado, ponto facultativo ou dia normal?
A verdade é que a quarta-feira de cinzas não é considerada um feriado nacional, pois não há nenhuma lei que determine isso. No entanto, governos estaduais ou municipais podem decretar feriado.
No Ceará, conforme decreto do Estado, o expediente retornará a partir das 13h da quarta-feira (5), em todos os órgãos e entidades da administração pública estadual. Empresas privadas podem ou não seguir o plano.
O mesmo decreto determinou ponto facultativo para os dias 3 e 4 de março (segunda e a terça de Carnaval).
Por que não é feriado na quarta-feira de cinzas?
No Brasil, não existe uma lei que institua a quarta-feira de cinzas como feriado, por isso, a data não pode ser considerada feriado nacional. Entretanto, cada estado brasileiro tem autonomia para reconhecer o dia como ponto facultativo ou não.
No caso de ponto facultativo, fica a critério das empresas e dos órgãos públicos decidirem se vão funcionar.
O que significa a quarta-feira de cinzas?
A quarta-feira de cinzas marca o início da quaresma no calendário da Igreja Católica. Neste dia, fiéis são convidados a participar de uma cerimônia na qual o padre passa cinzas, em formato de cruz, na testa dos cristãos.
Conforme a tradição, a data abre um período de reflexão, arrependimento e preparação para a Páscoa.