noticias980 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Brasil

Consórcio Sul-Sudeste é formalizado em São Paulo

Governadorrs se reuniram pela primeira vez depois da aprovação da proposta e disseram que o objetivo não é dividir o país.

Publicada em 21/10/23 às 03:00h - 509 visualizações

Revista Oeste


Compartilhe
Compartilhar a noticia Consórcio Sul-Sudeste é formalizado em São Paulo  Compartilhar a noticia Consórcio Sul-Sudeste é formalizado em São Paulo  Compartilhar a noticia Consórcio Sul-Sudeste é formalizado em São Paulo

Link da Notícia:

Consórcio Sul-Sudeste é formalizado em São Paulo
Governadores Tarcísio de Freitas, de São Paulo, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, e Romeu Zema, de Minas Gerais durante o encontro do Consórcio Sul-Sudeste  (Foto: Divulgação/Flickr/Governo de São Paulo)

Os governadores das regiões Sul e Sudeste se reuniram nesta quinta-feira, 19, pela primeira vez depois da aprovação em cada Estado das leis que autorizam a criação do Consórcio de Integração Sul-Sudeste (Cosud).

Apenas o Rio de Janeiro não aprovou o protocolo. O grupo entre as duas regiões causou polêmica depois que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), defender um maior protagonismo do grupo em relação ao Norte e ao Nordeste em debates nacionais.

Porém, na abertura do evento em São Paulo, os governadores negaram que o consórcio tenha como objetivo colocar Estados contra Estados ou dividir o país.

A intenção é, segundo o grupo, estimular a cooperação e melhorar as políticas públicas.

Trabalho em conjunto

Os governadores também negaram oposição ao governo Lula. No primeiro dia da reunião do Cosud, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que pretende trabalhar em conjunto com o governo federal.

“Finalmente formalizamos o consórcio, sempre movido para o lema ‘dialogar para desenvolver’. E nós temos muitas oportunidades para dialogar”, ressaltou.

“O objetivo do Cosud não é fazer contraponto. É construir políticas públicas e cooperar. Obviamente, o resultado vai ser melhor se a gente conseguir a cooperação do governo federal.”

A declaração de Tarcísio foi endossada pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que preside o consórcio.

“A ideia que nós temos agora com a formalização do Cosud é justamente dar oportunidade para que possamos fazer um grande planejamento estratégico para os próximos anos”, disse.

O evento contou com a presença dos governadores de Minas Gerais, Romeu Zema; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e a vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm (PL). Os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), não participaram da abertura do encontro, que termina no sábado 21.

Ações conjuntas pelo consórcio

A 9ª edição do Cosud começou nesta quinta-feira, 19, e vai até este sábado, 21, na capital paulista.

Os governadores, secretários e agentes públicos estão debatendo ações conjuntas em diversos setores, como segurança pública e meio ambiente.

O orçamento do consórcio e a contribuição de cada Estado ainda serão discutidos. A previsão é de que esse tema seja definido antes do próximo encontro.

“O que a gente superou foi a aprovação das assembleias. Agora temos a parte de formalização, registro, CNPJ, todas essas burocracias precisam ser atendidas, e a partir disso vai se convencionar a contribuição dos Estados para arcar com uma estrutura comum que deve ser enxuta”, afirmou Eduardo Leite.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1465170
Usuários Online: 53
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!