noticias29 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Policial

Morte de Yanny Brena retoma tema sobre relevante problema no Cariri

O feminicídio é um problema latente na região.

Publicada em 06/03/23 às 11:12h - 1290 visualizações

Fábio Souza Tavares


Compartilhe
Compartilhar a noticia Morte de Yanny Brena retoma tema sobre relevante problema no Cariri  Compartilhar a noticia Morte de Yanny Brena retoma tema sobre relevante problema no Cariri  Compartilhar a noticia Morte de Yanny Brena retoma tema sobre relevante problema no Cariri

Link da Notícia:

Morte de Yanny Brena retoma tema sobre relevante problema no Cariri
Secretária de Segurança Pública Sílvia Paula entregando uma camisa de combate à violência contra as mulheres para a vereadora Yanny Brena  (Foto: Fernando Félix dos Santos/SESP/PMJN)

Em setembro de 2021, a Patrulha Maria da Penha de Juazeiro do Norte/CE completou dois anos. Fundada no governo Zé Arnon e fortalecida no governo Glêdson Bezerra (PODE), a patrulha faz parte da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e é pioneira no Ceará.

Na ocasião, a então vereadora Yanny Brena convocou uma audiência pública para debater a violência doméstica. A então Secretária Adjunta de Segurança Pública e Cidadania Sílvia Paula Soares Rodrigues, hoje titular da Secretaria, presenteou a médica e parlamentar Yanny com uma camisa onde estava escrito "Não À Violência Contra As Mulheres". Ironicamente, aproximadamente 18 meses depois, a vereadora, já presidente da Câmara Municipal juazeirense, seria vítima dessa violência.

O caso que chocou o País - hoje podemos dizer - e que ceifou a vida da jovem Yanny e de seu namorado Rickson Pinto, respectivamente 26 e 27 anos, é apontado pelos indícios, até o momento, como um caso de feminicídio seguido de suicídio.

Esse novo provável feminicídio - o laudo pericial definitivo não está pronto - aponta para um crime de raízes socioculturais que está enraizado no Cariri cearense, região do Sul do estado onde se situa Juazeiro do Norte. Com o assassinato de Yanny, já são 8 mulheres assassinadas pela violência doméstica no Ceará, sendo 3 na região Vale do Jaguaribe (Jaguaribe (1) e São João do Jaguaribe(2)), 2 na região Centro-Sul (Iguatu), 1 na região Sertão de Crateús (Novo Oriente), 1 na região Vale do Médio Curu (Pentecoste) e agora o do dia 3 de março no Cariri (Juazeiro do Norte).

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do estado, dos 157 feminicídios que aconteceram no estado de 2018 até hoje, 27 foram em municípios caririenses.

De aparência tenra e índole pacificadora, Yanny estava unindo o Legislativo juazeirense e afirmando uma relação respeitável entre a Câmara Municipal e o governo Glêdson Bezerra (PODE). O feminicídio de Yanny, que estava no auge da vida, expõe essa triste realidade marcada pela exacerbação do machismo sexista também muito presente no Cariri.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Jaqueline Xavier

06/03/2023 - 16:55:29

Nosso agradecimento a Dra Silvia Paula, que tá fazendo um excelente trabalho no nosso cariri


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1894228
Usuários Online: 58
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!