Na semana em que o STF reconheceu a Guarda Municipal como um órgão da Segurança Pública integrante do SUSP, os remanescentes do último concurso público para a corporação em Juazeiro do Norte/CE procuraram o Sovaco de Cobra para reivindicar ao Executivo juazeirense o seu chamamento.
Os remanescentes querem passar pelo mesmo processo pelo qual passaram os guardas civis metropolitanos (GCMs) recém nomeados. Para isso, sustentam uma ação na Justiça em segunda instância.
Para esses remanescentes, um caso análogo aconteceu no DEMUTRAN juazeirense e a Justiça deu ganho de causa aos concursados deste órgão sem que a Procuradoria-Geral do Município (PGM) recorresse. Já no caso dos remanescentes da GCM, a PGM recorreu, motivo pelo qual o caso se encontra tramitando em segunda instância.
Os remanescentes argumentam que existem vagas para acolhê-los e que também existe a necessidade da corporação, já que o atual efetivo é insuficiente para um município com a população do tamanho da do Juazeiro.
O Sovaco de Cobra tentou entrar em contato, por duas vezes, com o Procurador-Geral Walberton Carneiro, mas as ligações não foram atendidas.