Dia 22 de julho foi a data do 112º aniversário de emancipação política de Juazeiro do Norte/CE. O governo municipal organizou uma Missa Solene e, em seguida, um Ato Cívico no Paço Municipal situado à Praça Dirceu de Figueiredo. Este evento da manhã de sábado em homenagem ao Município contou com representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, além de representantes do Exército, das polícias civis, militares e federal, dos Escoteiros do Brasil e do Instituto Federal de Educação e Ciências e Tecnologia (IFCE) e populares.
A abertura do Ato Cívico se deu com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Ceará e de Juazeiro do Norte pelo prefeito Glêdson Bezerra (PODE), pelo vereador William Bazílio (Bilinha) (PMN) e pelo oficial representante do Exército. Em seguida, o prefeito passou em revista as tropas do Tiro de Guerra (TG), da GCM e dos Escoteiros do Brasil, sendo acompanhado pelo vereador Bilinha.
Pelo Poder Executivo estavam o prefeito e a primeira-dama e Chefe de Gabinete Sandra Cavalcante, os Secretários, a Tesoureira Rita de Cássia, a GCM e o DEMUTRAN - organizando o trânsito. Os vereadores Bilinha, Edinaldo Moura (PL) e Rafael Cearense (PODE) estiveram presentes na grande mesa do ato. A Banda de Música Padre Cícero executou os hinos do Brasil, do Ceará, do Município e o Parabéns Pra Você.
Sandra Cavalcante, Chefe de Gabinete, relatou a vasta programação de eventos que marcaram a Semana do Município e as ações que serão realizadas trazendo melhorias para os munícipes. O vereador Bilinha, representando o Legislativo, disse que o parlamento local apoiará as ações do Executivo benéficas para a população porque é preciso "fazer a coisa certa".
O prefeito Glêdson Bezerra falou das obras entregues na semana e nas que serão entregues no decorrer do ano, contabilizando 105 entre estruturas novas e reformas. Lembrou do papel da Câmara de Vereadores em aprovar a doação do terreno para a construção do Instituo de Prevenção Ao Câncer que atenderá a cerca de 800 mil pessoas (Juazeiro do Norte e entorno) e tem previsão de começar a funcionar em 2 anos.
O prefeito também ressaltou a nova realidade pela qual passa o Município que saiu, nos últimos dois anos, da posição de pior do estado na Saúde e avançou para primeiro lugar no Ceará, em geral, e em todo o Brasil entre os municípios de médio e grande portes. Lembrou de que recebera do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) o título de Município Empreendedor e de que os todos demais índices avaliados estadual e nacionalmente tiveram grandes avanços. Ressaltou também a saúde financeira do Município que hoje não deve nem ao estado nem à União e que Juazeiro do Norte atualmente se encontra como o município mais transparente na área financeira e tributária.
Após a fala do prefeito, as autoridades presentes se revezaram em blocos para tirar fotos e registrar o momento cívico.
(Fotos: Fábio Souza Tavares)