Os usuários do transporte coletivo de ônibus do bairro São José, localizado no município de Juazeiro do Norte, CE, foram pegos de surpresa com a alteração dos horários do ÚNICO ônibus que circula atualmente no bairro. O que já era horrível, piorou ainda mais. A tal alteração ocasionará transtornos para os usuários do transporte coletivo de ônibus que necessitam chegar no trabalho às 7h, 07h30mim ou 8h, bem como os estudantes que precisam estar nas salas de aulas às 7h. Ademais, quem sai de casa, precisa retornar e, os horários de volta, principalmente nos horários de pico, não são convenientes aos trabalhadores e estudantes.
A alteração nos horários não foi sequer comunicada previamente aos usuários, sendo apenas postada na rede social (Instagram) da empresa Via Metro, o que representa total desrespeito aos usuários. Os moradores do bairro São José já sofrem há bastante tempo com a problemática do transporte coletivo, haja vista, sermos o único bairro da cidade de Juazeiro do Norte que o ônibus não vai até o centro da cidade, somos, portanto, “despejados” nas imediações do Ginásio Poliesportivo, e de lá, temos que pegar outra condução até o centro. Temos uma pseudointegração que nos faz pagar mais caro no retorno para casa, pois as passagens dos ônibus intermunicipais custam R$ 3,70 (três reais e setenta centavos), ficando assim, praticamente inviável utilizar o serviço ofertado por esta empresa Via Metro.
Requeremos então, as autoridades constituídas, à Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, à Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, ao Ministério Público do Estado do Ceará e a OAB/Ceará, que busquem soluções para este problema antigo dos moradores do bairro São José, afinal de contas, transporte público coletivo é Direito Social.
Társio Thiago Lopes Alves
Presidente da Associação Solidária do São José e adjacências