Os principais jornais peruanos repercutiram negativamente ao asilo dado para a ex-primeira-dama condenada pela Justiça do Peru a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção com dinheiro da Odebrecht e da ditadura da Venezuela, ambas amigas do presidente Lula.
O Diário Trome foi o mais incisivo. Em sua capa, papocou em uma foto onde Lula aparece ao lado de Nadine Heredia: "CORRUPTOS SE PROTEGEM".
O Correo afirmou que o asilo dado por Lula é uma zombaria à Justiça peruana e publicou uma entrevista com representantes da Transparência Internacional que diz que tal decisão põe em dúvida o compromisso do Brasil com a legalidade e ressalta que essa decisão ocorre em um momento em que o próprio Brasil desmonta marcos jurídicos de combate à corrupção. O La Razon e o Diário Trome também entrevistaram a Transparência Internacional.
O El Comercio publicou uma entrevista com o ex-chanceler Francisco Tudela que deixa claro que "O asilo do Brasil a Nadine Heredia é irregular, foi outorgado a quem não se qualifica".
Enquanto o sinistro Alexandre, O Glande, é escanteado pelas Justiças dos EUA e da Espanha em sua tentativa de fazer de jornalistas independentes presos políticos, Lula recebe de braços abertos uma política julgada por seu país por corrupção. Alexandre de Moraes e Lula se irmanam no ataque à legalidade democrática e na politização das decisões institucionais.