noticias327 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Mundo

A próxima seca será de eletricidade: segundo Elon Musk, a rede elétrica está ficando sem transformadores devido à procura por IA

Publicada em 07/06/24 às 05:01h - 555 visualizações

Ketlyn Ribeiro, IGN Brasil


Compartilhe
Compartilhar a noticia A próxima seca será de eletricidade: segundo Elon Musk, a rede elétrica está ficando sem transformadores devido à procura por IA  Compartilhar a noticia A próxima seca será de eletricidade: segundo Elon Musk, a rede elétrica está ficando sem transformadores devido à procura por IA  Compartilhar a noticia A próxima seca será de eletricidade: segundo Elon Musk, a rede elétrica está ficando sem transformadores devido à procura por IA

Link da Notícia:

A próxima seca será de eletricidade: segundo Elon Musk, a rede elétrica está ficando sem transformadores devido à procura por IA
 (Foto: Reprodução/IGN Brasil)
A rede elétrica está começando a sofrer. Não só pela eletrificação dos automóveis, mas também pela enorme procura de inteligência artificial. Elon Musk acredita que este é apenas o começo de uma iminente seca de eletricidade. “A IA ficará sem transformadores em 2025”, disse ele.

Elon Musk lidera a empresa de carros elétricos mais próspera do mundo, que agora está se voltando para a inteligência artificial. A Tesla, além de fabricantes de baterias, telhados solares e até caminhões elétricos, é uma empresa líder em adaptadores de energia. Sua rede de superalimentadores é uma das maiores e mais poderosas do mundo.

Um mundo sem transformadores

O magnata deu uma declaração um tanto polêmica na convenção Bosch Connected World, afirmando que o mundo está ficando sem transformadores por causa da IA. "A computação de inteligência artificial na nuvem parece estar aumentando em um fator de 10 a cada seis meses. Isso não pode continuar em uma taxa tão alta para sempre, mas eu nunca vi nada parecido. A corrida do chip é maior do que qualquer outra corrida do ouro”.

“As limitações no cálculo da IA ​​são muito previsíveis. Há um ano, a escassez era de chips. Agora é muito fácil prever que a próxima escassez será em transformadores de tensão redutores. Você tem que alimentá-los com energia. Você tem de 100 a 300 quilovolts saindo de uma rede elétrica e precisa reduzi-los para 6 volts, o que é uma redução considerável. Eles estão ficando sem transformadores para alimentar os Transformers”.

Seca de eletricidade

Transformers é a arquitetura de aprendizagem profunda na qual se baseiam modelos de linguagem como ChatGPT da OpenAI, Llama da Meta ou Gemini do Google. O que Musk quer dizer é que a próxima seca não será de água, mas de eletricidade porque, no curto prazo, a rede elétrica não terá transformadores suficientes para alimentar todos os chips que treinam e fazem funcionar os modelos de inteligência artificial nos data centers das empresas.

Esses chips ou placas gráficas de altíssima potência têm alto consumo tanto no treinamento da IA ​​quanto no cálculo das respostas. A chamada “inferência de IA” consome 33 vezes mais do que uma consulta a um algoritmo tradicional, de acordo com um estudo recente.

Se superarmos a crise dos transformadores que Musk prevê, entraremos num terreno ainda mais complicado: o do crescimento exponencial da procura de eletricidade devido ao ímpeto da inteligência artificial somado ao dos carros elétricos e do ar condicionado.

Passaríamos de sobrecarregar a rede elétrica a ter que gerar mais energia justamente quando o mundo está em transição para fontes renováveis. E esta não é apenas uma previsão de um guru da tecnologia. De acordo com a Agência Internacional de Energia, a procura global de eletricidade pelos centros de dados deverá duplicar até 2026. Há quem defenda a aceleração da instalação de painéis solares e quem aposte na energia nuclear, como Sam Altman, CEO da OpenAI, que tem investimentos em tecnologia emergente de fusão. Mas também há quem pense como a Microsoft, que investe em pequenos reatores modulares de fissão SMR para os seus futuros centros de dados.

*Texto traduzido do site parceiro Xataka




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1641328
Usuários Online: 75
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!