noticias122 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Mundo

Maduro acirra a situação de conflito na América do Sul

Referendo fortaleceu a intenção anexionista do ditador venezuelano.

Publicada em 06/12/23 às 02:38h - 976 visualizações

Fábio Souza Tavares


Compartilhe
Compartilhar a noticia Maduro acirra a situação de conflito na América do Sul  Compartilhar a noticia Maduro acirra a situação de conflito na América do Sul  Compartilhar a noticia Maduro acirra a situação de conflito na América do Sul

Link da Notícia:

Maduro acirra a situação de conflito na América do Sul
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, e Irfaan Ali, presidente da Guiana  (Foto: Fotomontagem/Fábio Souza Tavares)
O referendo realizado pelo governo venezuelano domingo (03.12) teve 10.554.320 votos, menos de 50% do total de eleitores do país. A consulta deu uma maioria de mais de 95% para a proposta de anexação de Essequibo, região da Guiana que representa 74% deste país (159 mil quilômetros quadrados) e é rica em petróleo, gás, ouro e outras riquezas minerais, além de possuir densas florestas e costa atlântica.

Com o resultado, Maduro se apressou a ir à TV estatal ontem (05.12) e apresentar o mapa da Venezuela já com o território anexado, ao mesmo tempo em que declarava a criação de uma divisão militar para empreender a tomada de Essequibo, ou seja, uma verdadeira afronta ao país vizinho. 

Mohamed Irfaan Ali, presidente da Guiana, acusou o comportamento de Maduro de "imprudente" e "aventureiro" e disse que defenderá suas fronteiras. Para isso, contará com o apoio dos EUA.

O Exército brasileiro, por sua vez, enviou ontem 16 blindados Guaicuru para Roraima. O envio de 30 blindados estava planejada para 2024, mas com o acirramento do conflito de interesses entre Venezuela e Guiana, estimulado e protagonizado pelo ditador venezuelano, decidiu antecipar o envio de mais da metade  para ajudar em possível combate caso Maduro queira invadir Essequibo pelo território do estado brasileiro, o que seria uma dupla violação internacional.

A Organização das Nações Unidas (ONU) já declarou que o governo Maduro não tome qualquer iniciativa de assalto e antes de uma decisão da organização. E os EUA já disseram que marcharão com a Guiana em defesa da integralidade do seu território.

Lula, embora amigo e defensor do ditador, disse não concordar com a anexação forçada da região. O petista bem sabe o que acontecerá caso o governo venezuelano tome essa abrupta iniciativa que deixaria o governo brasileiro em uma péssima situação. Olhado com desdém por seus laços com o Hamas e seu apoio enviesado à Rússia na guerra contra a Ucrânia, tudo o que o presidente brasileiro não quer, nesse momento, é um conflito armado na porta de casa, ainda mais quando precisará tomar partido em uma situação de saia justa: apoiar o amigo ou enfrentar o jugo internacional e a mira dos EUA.

Embora Maduro tenha cada vez mais se incumbido de propagar a anexação de Essequibo,  há quem acredite que tudo não passa de um blefe, um jogo de cena visando as eleições de 2024. Maduro está enfraquecido e a anexação da região guianense é uma reivindicação que une a esquerda e a maior parte da direita da Venezuela.

Entretanto, o fato de menos de 50% participar de um referendo de um tema tão importante, é interpretado por muitos como a constatação do enfraquecimento de Maduro.

Caso tudo não passe de uma bravata, em pouco tempo a farsa se desfará. Isso poderá ser um golpe para o ditador venezuelano, pois ficará claro para os eleitores do país que tudo não passou de uma farsa teatral para frear e tentar reverter o desgaste do presidente.

Caso haja seja verdadeira a intenção de Maduro, teremos em breve mais um conflito regional para piorar a situação já delicada do planeta.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1595942
Usuários Online: 25
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!