noticias880 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Brasil

Morre Siqueira Campos, o cearense do Cariri que foi responsável pela criação dos estados do Amapá e do Tocantins

Siqueira Campos nasceu no Crato e cresceu em Juazeiro do Norte, no Cariri cearense.

Publicada em 05/07/23 às 09:56h - 1062 visualizações

Fábio Souza Tavares


Compartilhe
Compartilhar a noticia Morre Siqueira Campos, o cearense do Cariri que foi responsável pela criação dos estados do Amapá e do Tocantins  Compartilhar a noticia Morre Siqueira Campos, o cearense do Cariri que foi responsável pela criação dos estados do Amapá e do Tocantins  Compartilhar a noticia Morre Siqueira Campos, o cearense do Cariri que foi responsável pela criação dos estados do Amapá e do Tocantins

Link da Notícia:

Morre Siqueira Campos, o cearense do Cariri que foi responsável pela criação dos estados do Amapá e do Tocantins
Siqueira Campos  (Foto: Pedro França/Agência Senado)

Morreu ontem (04.07), vítima de infecção generalizada (septicemia) e crise renal aguda, Siqueira Campos, o homem que esteve à frente da criação dos estados do Amapá e do Tocantins.

Siqueira Campos, que nasceu em 1º de agosto de 1928, no município do Crato/CE, estava com quase 95 anos.

Faleceu em um hospital de Palmas, capital de Tocantins, o estado que nasceu da sua luta e que por ele foi governado.

Siqueira estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde o dia 21 de junho. Ontem, passou por uma sessão de hemodiálise devido à crise renal e, em seguida, veio a falecer.

Siqueira Campos nasceu no Crato e cresceu no vizinho município de Juazeiro do Norte. Morou durante anos à Rua da Glória, no Centro da urbe ciceropolitana.

Na Assembleia Nacional Constituinte que resultou na Constituição Federal de 1988, encabeçou o movimento popular a favor da criação do estado do Amapá. Anos mais tarde, idealizaria a criação do estado do Tocantins, onde foi governador por 4 mandatos. Também teve 4 mandatos como deputado federal e 2 como senador, sendo o segundo após assumir a suplência em 2019, com 91 anos, tornando-se o parlamentar mais velho a assumir uma vaga no Legislativo nacional.

Siqueira também foi o primeiro prefeito de Palmas (1993-1997).

O político deixou a esposa Aureny Siqueira Campos, com quem foi casado por mais de 40 anos e com quem teve seis filhos, e deixou 8 filhos no total, dentre os quais o empresário, pedagogo e também político Eduardo Siqueira Campos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1569022
Usuários Online: 17
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!