noticias14 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Brasil

Ação judicial impõe primeira derrota ao governo Lula

Canais oficiais da Presidência da República estariam sendo utilizados de forma indevida

Publicada em 04/03/23 às 05:19h - 905 visualizações

Fernando de Castro, Revista Oeste


Compartilhe
Compartilhar a noticia Ação judicial impõe primeira derrota ao governo Lula  Compartilhar a noticia Ação judicial impõe primeira derrota ao governo Lula  Compartilhar a noticia Ação judicial impõe primeira derrota ao governo Lula

Link da Notícia:

Ação judicial impõe primeira derrota ao governo Lula
O deputado solicitou à Justiça a proibição de novas postagens com esse teor  (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Palácio do Planalto removeu publicações em canais oficiais que faziam referência ao “governo Lula”. A medida ocorreu depois de uma ação judicial movida pelo deputado estadual Felipe Camozzato (Novo), do Rio Grande do Sul.

O parlamentar alegou que o uso da referência nominal ao presidente Lula em perfis institucionais do governo fere o princípio constitucional da impessoalidade. O deputado solicitou à Justiça a proibição de novas postagens com esse teor.

Em resposta à ação movida, o Planalto removeu publicações com o nome de Lula que estavam no ar, apesar de não admitir irregularidades nas publicações veiculadas. A Advocacia-Geral da União justificou ainda que o termo “governo Lula” é amplamente utilizado pela imprensa nacional e internacional para se referir ao governo federal.

Apesar disso, o Planalto decidiu fazer uma “revisão geral” e editou ou retirou do ar todas as postagens dos perfis @governodobrasil, @secomvc e @planalto que continham a expressão “Governo Lula”. Foram listados nove links que foram removidos ou modificados.

Camozzato comemorou a decisão, afirmando que, em pouco mais de um mês, a máquina pública federal foi contaminada pelo personalismo com relação ao líder petista. “A legislação é muito clara ao proibir qualquer promoção de autoridades”, disse o deputado.

A AGU pediu ainda que a ação seja extinta pelo juiz, já que perdeu o objeto.

A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) é o órgão responsável pelo gerenciamento dos canais oficiais do governo federal. A pasta é chefiada pelo deputado federal licenciado Paulo Pimenta (PT-RS).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1558701
Usuários Online: 28
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!