noticias757 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Política

Disputas por governos estaduais terão novas gerações das oligarquias familiares

A falta de renovação política se concentra no Nordeste.

Publicada em 20/06/22 às 03:10h - 195 visualizações

Fábio Souza Tavares


Compartilhe
Compartilhar a noticia Disputas por governos estaduais terão novas gerações das oligarquias familiares  Compartilhar a noticia Disputas por governos estaduais terão novas gerações das oligarquias familiares  Compartilhar a noticia Disputas por governos estaduais terão novas gerações das oligarquias familiares

Link da Notícia:

Disputas por governos estaduais terão novas gerações das oligarquias familiares
Ex-presidente Lula ao lado do senador Renan Calheiros (MDB-AL) e de Renan Filho (MDB), em 2018  (Foto: Ricardo Stuckert)

As eleições de 2022 trarão 18 filhos, netos e sobrinhos de políticos tradicionais concorrendo aos governos estaduais. O Nordeste é a região que mais concentra esse viés oligárquico. Ou seja, onde Lula tem a maioria dos votos.

O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), neto e filho de ex-governadores da Paraíba, tentará emplacar a terceira geração da família à frente do governo estadual.

Em Pernambuco, Marília Arraes (Solidariedade) tentará ocupar a cadeira Executiva que um dia foi do seu avô Miguel Arraes.

Em Alagoas, o pré-candidato homologado Rui Palmeira (PSD) é filho de ex-governador e neto de ex-senador.

No Piauí, o pré-candidato do PT ao governo é o empresário Rafael Fonteles, ex-Secretário do governador Wellington Dias (PT) e filho de ex-deputado federal.

Embora os exemplos se propaguem pelo Nordeste, também podem ser encontrados no Acre, no Pará e no Rio Grande do Sul. Em território gaúcho, o petista Edegar Pretto é pré-candidato ao governo estadual. Seu pai foi deputado estadual por seis vezes.

O Dr. Elton Gomes, cientista político da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), explica o fenômeno da seguinte maneira: "O clientelismo brasileiro é alicerçado em tradições familiares e famílias políticas poderosas. Isso se exacerba com movimentos que podemos chamar, grosso modo, de patronato político brasileiro".




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1518342
Usuários Online: 14
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!