noticias631 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Política

União Brasil perde 16 deputados em 32 dias

Publicada em 14/03/22 às 06:42h - 187 visualizações

Caio Spechoto, Poder360


Compartilhe
Compartilhar a noticia União Brasil perde 16 deputados em 32 dias  Compartilhar a noticia União Brasil perde 16 deputados em 32 dias  Compartilhar a noticia União Brasil perde 16 deputados em 32 dias

Link da Notícia:

União Brasil perde 16 deputados em 32 dias
 (Foto: Marcos Rocha)

O União Brasil, nascido como maior bancada da Câmara da fusão de PSL e DEM, já perdeu ao menos 16 deputados desde que foi reconhecido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em 8 de fevereiro. A conta inclui até o sábado (12.mar.2022).

O maior grupo se filiou ao PL para se juntar ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL). Houve um ato de filiação coletiva no sábado. Mas outros 3 deputados saíram para o Republicanos.

O novo partido começou com 81 representantes na Câmara. Seus líderes calculam que terá cerca de 50 quando acabar a janela de trocas partidárias. Deverá ser menor que o PT e que o PL.

Poder360 compilou a lista de deputados filiados ao PL (segundo a assessoria de imprensa do partido) em cerimônia com Bolsonaro no sábado com o histórico de mudanças já registradas no site da Câmara.

Deixaram União Brasil ao menos os seguintes deputados (os marcados em amarelo se filiaram ao PL neste sábado):

Há outros. Coronel Tadeu (SP) anunciou em sua conta no Twitter a migração do União Brasil para o PL, mas não foi incluído por não constar da lista da assessoria.

O ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni (RS), é deputado e também migrou, segundo o PL. Mas não foi computado porque está licenciado da Câmara.

Outros bolsonaristas da legenda devem seguir para o PL nos próximos dias, como Carla Zambelli (SP), Major Vitor Hugo (GO) e Bia Kicis (DF).

O União Brasil também negocia a filiação de deputados. Neste sábado, Rose Modesto (MS) se juntou ao partido. Ela era do PSDB e deve concorrer ao governo do Estado do Mato Grosso do Sul.

O prazo para filiar deputados vai até 2 de abril. Quem quiser disputar as eleições em outubro precisa estar até essa data no partido pelo qual se candidatará.

MIGRAÇÃO BOLSONARISTA

O motivo desse movimento dos deputados bolsonaristas está em 2019. Jair Bolsonaro foi eleito presidente da República no ano anterior pelo PSL. Meses depois, entrou em conflito com Luciano Bivar (PE), então presidente do PSL e hoje presidente do União Brasil.

Bolsonaro deixou a legenda em novembro de 2019 e anunciou que criaria um novo partido –o Aliança pelo Brasil, que nunca saiu do papel.

Os deputados bolsonaristas do PSL, porém, não puderam segui-lo na época por cláusulas de fidelidade partidária.

Agora, podem migrar por 2 motivos: a janela de transferências partidárias, que vai até o início de abril, e porque foi aberta uma janela de 30 dias só para filiados ao União Brasil quando a sigla foi criada.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1561897
Usuários Online: 33
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!