noticias315 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Política

DEM avança em processo interno para fusão com PSL

Publicada em 22/09/21 às 04:55h - 337 visualizações

Mariana Haubert, Poder360


Compartilhe
Compartilhar a noticia DEM avança em processo interno para fusão com PSL  Compartilhar a noticia DEM avança em processo interno para fusão com PSL  Compartilhar a noticia DEM avança em processo interno para fusão com PSL

Link da Notícia:

DEM avança em processo interno para fusão com PSL
O presidente do DEM, ACM Neto  (Foto: Sérgio Lima/Poder360)

Foram 40 votos nominais favoráveis, resultando em uma unanimidade entre os presentes. O colegiado reúne 51 integrantes, mas alguns faltaram ou saíram antes da votação.

Além de ACM, participaram da reunião o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), os ministros Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni (Trabalho), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

Como o Poder360 antecipou nesta 2ª feira (20.set.2021) e ACM Neto confirmou nesta 3ª feira (21.set), as cúpulas dos dois partidos querem oficializar a fusão até outubro. Estimam que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) levará de 3 a 4 meses para homologar. A nova legenda precisará desse “ok” até abril para poder disputar as eleições de 2022.

De acordo com ACM, a fusão deve provocar inicialmente uma debandada de integrantes do partido, principalmente congressistas, mas o saldo negativo deve ser recuperado em março, quando se abrirá a janela eleitoral permitindo a migração partidária.

Se o novo partido estiver homologado até fevereiro, terá mais facilidade para conseguir novos filiados na janela partidária. Sem a homologação, possíveis novos integrantes podem ficar temerosos pelo risco de não poderem se candidatar.

“Em março do ano que vem é que teremos a fotografia desse novo partido e, em alguns Estados, estamos buscando novas lideranças políticas que poderão ingressar até março. Então vamos conduzir isso com calma buscando ter o posicionamento mais forte possível em cada Estado. Isso está sendo tratado a 4 mãos, 2 de lá e 2 de cá.”, disse ACM ao fim da reunião.

Questionado sobre se a participação de Pacheco no encontro seria uma sinalização da possível permanência do senador no partido, ACM afirmou que a sua presença é “simbólica e marcante”, sem dar maiores detalhes. O presidente do Senado tem sido cortejado pelo PSD, com a promessa de que seja o nome para a disputa presidencial. Pacheco, por sua vez, afirmou que a “fusão é muito maior” do que ele.

Nesta 3ª feira (21.set), em evento do PSD na Câmara, o senador teceu elogios à legenda que disse “ter no coração”. Em ambos os momentos, ele evitou falar qual será seu destino para as eleições de 2022.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1528270
Usuários Online: 122
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!