A zona rural de Juazeiro do Norte/CE se tornou ponto central nas rodas de conversas políticas no Município e nas redes sociais devido a duas situações: a votação contrária de vereadores sobre a atualização da Lei que autoriza a inserção de comunidades rurais juazeirenses no projeto São José cuja finalidade é levar água potável para as localidades contempladas, e a situação das estradas vicinais rurais. O vereador Rafael Cearense ocupa papel de destaque nas duas situações.
Na primeira, defendendo a mensagem do Executivo e a expectativa dos moradores dos sítios contemplados pelo São José, votou favoravelmente à atualização da Lei que já fora aprovada em 2021.
Na segunda situação, porém, é o ator principal de uma polêmica oriunda do ano passado e é apontado como autor de um pedido nada republicano.
Em março do ano passado, Chicão do Taquari fez um vídeo falando das péssimas condições das estradas vicinais da zona rural e da ausência do vereador Rafael Cearense, que é da zona rural, na busca pela resolução do problema.
O vereador, pensando estar resguardando-se e resguardando o governo municipal, apressou-se em defender o indefensável prometendo que até dezembro do ano passado todas as estradas estariam recuperadas e bem compactadas. Ora! Não se consegue isso em 9 meses, conforme prometera Rafael.
O vereador foi além em sua implacável promessa irrealizável: disse que se a recuperação das estradas não acontecesse até dezembro de 2023, poderiam cobrar dele e ridiculariźá-lo (VEJA O VÍDEO).
Acontece que o vereador, saído por cima da votação favorável ao São José, saiu por baixo ao ser apontado como a pessoa que pediu a demissão de um operário que trabalha na obra de uma escola no Sítio Espinho pelo simples fato dele lhe ter perguntado sobre a recuperação das estradas vicinais.
Rafael nega ter pedido a demissão do operário à empresa responsável pela obra do Município. Já a esposa e amigos do Cícero Balbino - nome do trabalhador demitido - afirmam que a demissão ocorreu a pedido de Rafael como forma de vingança contra o simples questionamento feito acerca das estradas em questão.
Essa situação precisa ser esclarecida e, caso seja constatada a veracidade da vingança que resultou em demissão, Cícero Balbino tem que ser prontamente readmitido e a conduta do vereador criteriosamente avaliada.
Uma amiga minha diz que Rafael é um estagiário de vereador reprovado. Já penso que é muito difícil para um vereador estreante ser líder de um governo que encontra na Câmara Municipal uma oposição firme e determinada.
O vereador Rafael ainda tem muito a aprender - como muito aprendeu o vereador Capitão Vieira. Doravante não faça mais promessas incumpríveis, controle seu afã na defesa de sua política e rejeite qualquer altivez oriunda do orgulho desmedido.