noticias792 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Municípios

Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro do Norte/CE: mortes e corrupção

Mais uma morte no São Lucas. OS corrupta fica, mas OS eficiente sai.

Publicada em 23/12/21 às 11:12h - 1457 visualizações

Fábio Souza Tavares


Compartilhe
Compartilhar a noticia Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro do Norte/CE: mortes e corrupção  Compartilhar a noticia Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro do Norte/CE: mortes e corrupção  Compartilhar a noticia Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro do Norte/CE: mortes e corrupção

Link da Notícia:

Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro do Norte/CE: mortes e corrupção
SESAU comete crimes contra a Saúde Pública juazeirense  (Foto: Reprodução)

No dia 8 de novembro, fiz uma matéria sobre o filho do serralheiro Cícero Anderson que morreu no ventre da mãe por, segundo a família, negligência do Hospital Maternidade São Lucas. Hoje (23), um mês e cinco dias depois, sou obrigado a falar sobre uma nova morte de uma criança no ventre da mãe onde a família também culpa a negligência do São Lucas. A mãe dessa nova tragédia é Carla Jennifer, de 21 anos. Ao que parece, a primeira morte não serviu de alerta.

Com a Organização Social (OS) Instituto Diva Alves do Brasil (IDAB) à frente da administração do Hospital Maternidade São Lucas e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Limoeiro, empresa esta travestida de ente sem fins lucrativos e que esteve envolvida no gigante esquema de corrupção que resultou na cassação do ex-governador Witzel, no Rio de Janeiro, e que responde a mais de cem processos trabalhistas, não poderíamos esperar outra coisa. Como já ficou documentalmente comprovado, o IDAB hoje é uma empresa que rouba milhões da Saúde Pública da população juazeirense com o total apoio da Secretária de Saúde Francimones Albuquerque e do prefeito Glêdson Bezerra (PODE) que vai às rádios dizer que a empresa presta um grande serviço ao Município. Quanto disparate!

A SESAU está manchada de sangue. Quantos filhos serão natimortizados pela prevaricação da Secretaria e do governo municipal? Quantos bebês precisarão sofrer ou morrer; uma grávida terá que sofrer e morrer para que seja tomada alguma providência, inclusive pelo Ministério Público? Não é do nada que Juazeiro do Norte, na atual gestão, tornou-se o segundo município cearense em péssimo atendimento à saúde das grávidas. Ou, colocando de outra maneira, o 183º município de pior atendimento, nesta área, dentre os 184 que compõem o estado do Ceará. A administração do prefeito Glêdson Bezerra, representada pelo IDAB nos supracitados dois equipamentos de Saúde, é uma vergonha total, um verdadeiro caso de polícia.


DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS OU DEPOIS DA QUEDA VEM O COICE


Recentemente, depois de ser enquadrada pela promotora Alessandra Magda, a partir da denúncia da acadêmica de Direito Francisca Gomes, pelo fato de negligenciar o atendimento a crianças com necessidades especiais, a SESAU, particularmente o setor de Saúde Mental, procurou afastar a pecha de prevaricadora (que não cumpre com suas atribuições ou age em sentido contrário a elas) através de um chamamento público para trazer uma instituição que pudesse atender aos critérios de credenciamento de unidade de reabilitação para pessoas com deficiência em Juazeiro do Norte/CE. Nesse processo, sagrou-se vitoriosa a OS Instituto Mão Amiga, presidida pelo senhor Euler Costa.

A princípio, esperava-se atender a quatrocentas crianças, mediante demanda apresentada. Mas, surpreendentemente, o contrato, de apenas três meses, seria para atender a somente... 70 crianças!!!!

Em determinada ocasião, a própria Secretária Francimones participou de uma entrevista em uma rádio local dizendo que a Mão Amiga já estava atendendo a 120 pacientes e que tinha capacidade para atender a 700 pacientes, inclusive ressaltando que a plataforma jurídica da entidade respondia a todos os critérios exigidos pela Lei, ou seja, encontrava-se regularizada e completamente habilitada a atender pelo credenciamento. Entretanto, a entidade foi contemplada, formalmente, com o atendimento de apenas 10% da demanda apresentada, ou seja, 70 pacientes.

A relação entre SESAU e entidade, pelo lado da Secretaria, nunca foi transparente. Isso porque, em verdade, o real interesse do governo municipal era - e é - tão somente iludir o Ministério Público e dar uma falsa satisfação à população.

O referido instituto prestou um trabalho primando pela excelência, trazendo ao Município, inclusive, uma neuropediatra de renome, a Dra. Patrícia Arraes. Para que você tenha ideia, a rede pública de Saúde municipal não tem uma única neuropediatra.

Com a proximidade do encerramento do contrato de três meses, que ocorrerá agora no dia 31 de dezembro, o Mão Amiga tentou contato, através de vários ofícios protocolados, para saber acerca do aditivo do contrato estabelecido, mas a SESAU não não deu nenhuma resposta e, o pior, não pagou um único centavo pelo trabalho de qualidade realizado durante o período.

Diante dos fatos, o presidente Euler Costa, em um evento informativo (VEJA AS FOTOS), conversou aberta e francamente com as mães beneficiadas pelo trabalho do instituto e apresentou a real situação. ESSE ENCONTRO SERÁ VEICULADO HOJE À NOITE, A PARTIR DAS 20 h, EM NOSSA WEB TV, AQUI MESMO EM NOSSO PORTAL DE NOTÍCIAS.

As mães, que reconhecem o que significa os serviços do Mão Amiga no Município, mostraram-se indignadas com a postura do governo municipal e muito preocupadas com o futuro de suas crianças.

Infelizmente, hoje, o Município, através de um governo que proclama prodígio mas só semeia caos, é conivente com uma OS que subtrai milhões da Saúde Pública, mas se contrapõe a uma OS que desenvolve um trabalho com primazia e responsabilidade social.

Esperamos que aja com presteza a mão do Ministério Público.


(Fotos: Fábio Souza Tavares)

Euler Costa, presidente do Instituto Mão Amiga




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

6 comentários


Nathalia

23/12/2021 - 22:52:56

Respeite nossas crianças indefesas, elas tem todo o direito de ter um tratamento adequado para uma vida digna, como também seus familiares. Um tratamento correto, não só com uso de medicação.e acompanhamento com profissionais adequados.digo sim ao instituto mão amiga!


Joao paulo ramos

23/12/2021 - 21:09:43

Façam a denúncia por prevaricacao junto a corregedoria nacional do ministério público se cadastrem no sistema elo e façam lá as denúncias eu mesmo tô enviando muito e já já vamos ter resultado. Se as mães fizeram a denúncia lá as cadeiras dos dorminhoco do MP vão começar a trabalhar podem acreditar o negócio é fazem uma denúncia de vcs em co junto e outras separado relata do caso a caso qualquer informação de como fazer a denúncia falem com o Fábio que ele me repassa e um super amigo e faço os andamentos junto ao órgão. Acredito que lá dará certo aqui não adianta fazer denúncia. Isto está aí a prova.


Juliana

23/12/2021 - 16:45:48

Essa cidade tudo só se resolve com denúncias ao ministério público,dignidade às crianças especiais sra secretaria de saúde de Juazeiro do Norte.


Francisca gomes

23/12/2021 - 15:38:28

As crianças especial merecer respeito.secretaria de saúde respeite o direito de nossas crianças especiais.


Ana

23/12/2021 - 15:28:08

Essa secretaria ela é desumana quem conhece a fundo sabe, a preocupação e em desviar, e beneficiar namorados em.obras e reformas milionária rs


Eliane Maria dos Santos Costa

23/12/2021 - 15:07:21

Esperamos que o ministério público investigue e aja em favor do povo de Juazeiro.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1519003
Usuários Online: 81
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!