Juazeiro do Norte teve - e ainda está tendo - uma semana muito movimentada. Começou com a Caminhada Violeta e continua ao embalo do JuaForró que tem neste ano a maior edição de sua história.
Segunda-feira (16.06) - Na manhã de segunda, aconteceu a Caminhada Violeta em alusão ao Dia Nacional de Combate À Violência ao Idoso, dia 15 de junho. Organizado pela Secretaria de Ação Social (SAS), o movimento teve concentração na Praça Dirceu Figueiredo, conhecida como Praça da Prefeitura, e desceu a Rua São Padro até a Praça Padre Cícero. Com uma participação expressiva e empolgada de idos@s assistid@s pela pasta da Secretária Josy Lima, pessoas atendidas pelos CRAS e pelo CRI desceram a principal rua de Juazeiro do Norte conscientizando sobre a necessidade da luta contra a violência etarista e contaram com a solidariedade dos populares e d@s comerciári@s que aplaudiram ou assentiram afirmativamente para a manifestação.
Também na segunda-feira, o juiz Luís Sávio de Azevedo Bringel, da 1ª Vara Cível da Comarca de Juazeiro do Norte, suspendeu a Lei nº 5.690, de 12 de abril de 2024, ainda à época do presidente Capitão Vieira (MDB), que aumentou o subsídio (salário) d@s vereadores(as) locais de R$ 10.012,50 para R$ 17.388,32. A decisão do meritíssimo foi em relação a uma ação popular ajuizada pelo advogado Francisco Adrian Márcio de Souza.
Quarta-feira (18.06) - A Câmara Municipal juazeirense, em nota oficial, afirma que o aumento do subsídio d@s vereadores(as) é condizente com o teto máximo permitido pela Constituição Federal que fixa este subsídio em até 50% do que recebe um deputado estadual. A nota também diz que a Câmara ainda não foi notificada da decisão judicial e que, uma vez sendo, tomará as providências legais cabíveis.
À noite, aconteceu a abertura do JuaForró 2025, evento criado pelo ex-Secretário de Cultura, cantor e compositor Alcymar Monteiro em 2020. A primeira noite conseguiu lotar completamente as dependências do Parque de Evento Padre Cícero com um público recorde desde a sua criação. Um show à parte, foi a participação do prefeito Glêdson Bezerra (PODE) que subiu ao palco para cantar com o cantor e compositor Luiz Fidélis.
Quinta-feira (19.06) - Neste dia de Corpus Christi, aconteceu, no Centro de Velório Anjo da Guarda, a missa de corpo presente do comerciante Cícero Farias, que teve início às 9 h. Em seguida, seu corpo foi sepultado no Cemitário Parque Anjo da Guarda. Cícero Farias é o saudoso pai da ex-deputada estadual Íris Tavares (PT) e foi casado com Lionete Tavares, filha do saudoso e grande comerciante Odon Sousa Tavares, do Armazém Oriente. Cícero também é pai saudoso de Tânia, Mirtes, Kátia - professora e sindicalista - e do também saudoso Odon Neto. O ex-prefeito Santana (PT) esteve presente neste evento de despedida.
Sábado (21.06) - Nesta semana de choro e alegrias, encontros e despedida, o Juaforró dá a tônica ao cenário cultural juazeirense. Resgatado em 2021 pelo prefeito Glêdson em seu primeiro mandato, depois de ser extinto devido a um forte esquema de corrupção existente no governo Raimundo Macêdo (MDB), o evento está sacudindo a programação ciceropolitana desde quarta-feira e prossegue até amanhã. Caso queira ir até o Parque de Eventos Padre Cícero para ver a cidade cenográfica, beber e comer comedidamente e curtir a programação forrozeira, veja a programação deste sábado abaixo.
* Júnior Vianna,
* Wawa,
* Mayrlla Gomes,
* Yuri Teles e
* Vicente Neto.
Com segurança reforçada e garantia de um tranquilo e agitado entretenimento para você e toda a sua família, o JuaForró 2025 está à sua espera.