noticias232 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Mundo

Sob Bolsonaro, Brasil assina cooperação por florestas com República Democrática do Congo e Indonésia

Publicada em 15/11/22 às 11:30h - 373 visualizações

Ana Carolina Amaral, Folhapress


Compartilhe
Compartilhar a noticia Sob Bolsonaro, Brasil assina cooperação por florestas com República Democrática do Congo e Indonésia  Compartilhar a noticia Sob Bolsonaro, Brasil assina cooperação por florestas com República Democrática do Congo e Indonésia  Compartilhar a noticia Sob Bolsonaro, Brasil assina cooperação por florestas com República Democrática do Congo e Indonésia

Link da Notícia:

Sob Bolsonaro, Brasil assina cooperação por florestas com República Democrática do Congo e Indonésia
Bolsonaro na ONU  (Foto: Reprodução/Internet)

Brasil, Indonésia e RDC (República Democrática do Congo) assinaram nesta segunda-feira (14) uma declaração conjunta de cooperação pelas florestas tropicais e pela ação climática.

Donos das maiores florestas tropicais do mundo, os três países negociam desde a COP26 do Clima -há um ano, na Escócia- a formação de um bloco para fortalecer suas posições em negociações do clima e da biodiversidade.

Conforme o jornal Folha de S. Paulo antecipou, os países buscaram lançar a parceria ainda durante a COP27 - que vai até o dia 18, no Egito.

Boa parte das mensagens-chave do trio, no entanto, miram as negociações da COP15 de biodiversidade, que deve acontecer em dezembro, no Canadá.

A ONU pretende tratar o desafio de conservar a biodiversidade com um acordo de força equivalente ao Acordo de Paris de mudanças climáticas. Os donos das grandes florestas, no entanto, recebem com desconfiança a proposta de uma meta de conservação dos territórios -algo que poderia esbarrar na soberania nacional- e preferem falar em incentivos financeiros para a conservação.

A declaração de cinco páginas adianta alguns posicionamentos conjuntos da parceria. Um deles é a criação de um novo fundo internacional dedicado à biodiversidade -proposta brasileira apoiada pela Indonésia e por países africanos nas reuniões preparatórias da COP15.

O texto também prevê cooperação para implementar o mecanismo de pagamentos por resultados na conservação - o chamado Redd, sigla em inglês que significa redução de emissões por desmatamento e degradação evitados.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1561110
Usuários Online: 64
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!