Sovaco de Cobra
Mundo

Reeleição de Ortega, celebrada pelo PT, é criticada internacionalmente

Publicada em 11/11/21 às 06:43h - 147 visualizações

por Poder360


Compartilhe
Compartilhar a notícia Reeleição de Ortega, celebrada pelo PT, é criticada internacionalmente  Compartilhar a notícia Reeleição de Ortega, celebrada pelo PT, é criticada internacionalmente  Compartilhar a notícia Reeleição de Ortega, celebrada pelo PT, é criticada internacionalmente

Link da Notícia:

Reeleição de Ortega, celebrada pelo PT, é criticada internacionalmente
Lula e Daniel Ortega  (Foto: Reprodução)
Reeleito no último domingo (7.nov.2021), o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega foi felicitado pelo PT (Partido dos Trabalhadores) nessa 3ª feira (9.nov). Em nota, o secretário de relações internacionais do partido, Romenio Pereira, cita o “apoio da população a um projeto político que tem como principal objetivo a construção de um país socialmente justo e igualitário”. Eis a íntegra:

O Partido dos Trabalhadores (PT) saúda as eleições nicaraguenses realizadas neste domingo, 7 de novembro, em uma grande manifestação popular e democrática deste país irmão.

Os resultados preliminares, que apontam para a reeleição de Daniel Ortega e Rosario Murillo, da FSLN, confirmam o apoio da população a um projeto político que tem como principal objetivo a construção de um país socialmente justo e igualitário.

Esta vitória será conquistada apesar das diversas tentativas de desestabilização do governo e do bloqueio internacional contra a Nicarágua e seu atual governo, uma situação que penaliza principalmente os mais pobres e necessitados.

Esperamos seguir com a FSLN neste caminho de construção de uma América Latina e Caribe livres e soberanos, uma região de paz e democracia social que possa servir de exemplo para todo o mundo.

A mensagem foi duramente criticada por políticos brasileiros nas horas seguintes.

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha chamou de “farsa” a reeleição de Ortega e que o apoio partindo do PT à vitória “democrática” é uma “piada”. “O PT defender a farsa da eleição da Nicarágua como ‘uma grande manifestação popular e democrática’, parece uma piada de mau gosto. Segundo eles, no Brasil tem atos antidemocráticos e na Nicarágua tem democracia”, disse Cunha.

Publicidade

O co-fundador do Novo João Amoêdo citou o Mensalão como forma de comprar votos e “financiar de forma ilegal” as campanhas políticas do Partido dos Trabalhadores e que a comemoração do partido à vitória de Ortega é prova de que a sigla “nunca esteve do lado da democracia”.

“O PT, que criou o Mensalão para comprar votos no Congresso e desviou bilhões para financiar de forma ilegal suas campanhas eleitorais, agora celebra a vitória do ditador da Nicarágua, Daniel Ortega, que mandou prender 7 concorrentes”, disse Amoêdo.

O Novo também se pronunciou via perfil oficial no Twitter ao abordar apoio petista à vitória de Ortega “em meio a inúmeras denúncias de fraude”. “Na defesa de governos autoritários, o PT nunca desaponta”, trouxe o texto.

O presidente nacional do CidadaniaRoberto Freire, chamou de “escárnio” a nota publicada pelo partido de Lula e afirmou que não houve eleição democrática no país, mas “um simulacro”“PT não consegue se libertar de seu caráter antidemocrático”, finalizou Freire.

O ex-secretário de Desestatização do Governo Bolsonaro e presidente da Localiza, Salim Mattar, citou a comemoração petista e disse que a esquerda é “sem noção e acha que pode enganar a todos”.

Reprovação Internacional

Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (Brasil), Laura Chinchila (Costa Rica), Juan Manuel Santos (Colômbia) e Ricardo Lagos (Chile) pediram que países da América Latina isolem a Nicarágua e ignorem a vitória de Ortega. A informação foi publicada pelo jornal El País.

O apelo dos ex-mandatários afirmou que as eleições da Nicarágua foram marcadas “pela violação dos direitos dos cidadãos” na livre escolha democrática. Eis a íntegra:

Neste 7 de novembro se registrou na Nicarágua uma jornada eleitoral marcada pela violação dos direitos dos cidadãos para escolher suas autoridades de maneira livre e democrática. O corrido é grave tanto para o futuro do povo nicaraguense como para o resto da América Latina, porque lá se aplicou rigorosamente o itinerário mediante o qual uma democracia se transforma em autocracia.

Estas eleições tiveram lugar em um contexto de forte repressão, com todos os espaços de oposição democráticos fechados, carente das garantias básicas de integridade eleitoral e sem a presença de observadores internacionais confiáveis. O resultado foi o esperado: a reeleição ilegítima de Daniel Ortega para um quarto mandato e sua intenção de se perpetuar de maneira indefinida no poder.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, classificou a eleição como “nem livre, nem justa e, quase certamente, não democrática”. Em nota, Biden citou as prisões de opositores ao abordar o impedimento de integrarem a eleição.

“A prisão arbitrária de quase 40 opositores desde maio —incluindo 7 possíveis presidenciáveis— e o impedimento da participação de partidos políticos manipularam o resultado muito antes do dia da eleição”, escreveu o presidente norte-americano em nota. Eis a íntegra do documento (57 KB).

Oposição chama vitória de “farsa”

Daniel Ortega venceu o pleito realizado dem 7 de novembro com 75% dos votos válidos, de acordo com a contagem. No entanto, a pesquisa de intenção de voto realizada pelo instituto Cid-Gallup apontava que 65% dos eleitores votariam em opositores de Ortega, enquanto apenas 19% apoiariam sua reeleição.

No poder desde 2007, o líder mandou prender seus principais oponentes e concorreu à reeleição contra 5 candidatos desconhecidos, e apontados como colaboradores do governo.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 470840
Usuários Online: 78
Copyright (c) 2022 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!