noticias115 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Institucional

Vereadores aprovam reajuste salarial dos servidores efetivos da Câmara de Juazeiro do Norte

Publicada em 01/03/23 às 08:27h - 583 visualizações

Câmara Municipal de Juazeiro do Norte/CE


Compartilhe
Compartilhar a noticia Vereadores aprovam reajuste salarial dos servidores efetivos da Câmara de Juazeiro do Norte  Compartilhar a noticia Vereadores aprovam reajuste salarial dos servidores efetivos da Câmara de Juazeiro do Norte  Compartilhar a noticia Vereadores aprovam reajuste salarial dos servidores efetivos da Câmara de Juazeiro do Norte

Link da Notícia:

Vereadores aprovam reajuste salarial dos servidores efetivos da Câmara de Juazeiro do Norte
 (Foto: Divulgação/Câmara Municipal/JN)
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou o Projeto de Lei Ordinária (PLO), que concede reposição salarial e aplica reajuste linear de 11,7% nos vencimentos dos servidores efetivos do Legislativo municipal. A matéria, apresentada pela Mesa Diretora, foi aprovada por unanimidade durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (28).

O projeto aprovado também reajusta para um salário mínimo os vencimentos dos cargos comissionados de coordenador de manutenção e coordenador de apoio parlamentar, que recebiam vencimentos abaixo desse teto. 

Durante a votação, o vereador Capitão Vieira Neto (PTB) parabenizou a Mesa Diretora pela iniciativa e criticou o Executivo pelo fato de o prefeito não ter sancionado o novo salário base do magistério – já aprovado na Câmara – e, tampouco, ter enviado ao Legislativo mensagem de reajuste salarial dos servidores municipais.

“A senhora [presidenta Dra. Yanny] serve de exemplo para o prefeito. Já estamos no último dia de fevereiro e sequer chegou qualquer mensagem do prefeito referente ao aumento dos servidores, sequer ele sancionou o [novo piso salarial] do magistério. Até agora não enviou o aumento dos servidores e dos professores ele não sancionou”, afirmou.

Câmara inicia trâmite para suspender decreto do prefeito

Depois da audiência pública que discutiu a cobrança de tarifas aos permissionários dos mercados públicos, terminais rodoviários e demais equipamentos públicos de Juazeiro do Norte, a presidenta Dra. Yanny (PL) apresentou um projeto de decreto legislativo suspendendo o decreto baixado pelo prefeito Glêdson Bezerra, que regulamenta a cobrança.

Na matéria, a presidenta aponta que a taxa poderá ser instituída no ordenamento jurídico municipal somente por lei. Ela justifica que não existe no ordenamento jurídico qualquer autorização legal que confira ao prefeito a possibilidade de instituir preço público para a utilização desses equipamentos públicos.

“O chefe do Executivo extrapolou os limites do seu poder regulamentador, usurpando funções que competiria à Câmara de Vereadores exercer no devido processo legislativo”, diz o texto do projeto.

O vereador Janu (Republicanos), que trouxe essa problemática à Câmara, disse que agora o prefeito tem o prazo regimental de 5 dias úteis para responder ao decreto do Legislativo. Caso ele não suspenda o ato, a presidenta Dra. Yanny poderá colocar o decreto legislativo em votação.

“Fica a critério da presidente colocar [em votação], mas ela já falou que colocaria se a resposta do prefeito for a não suspensão. A gente entende que esse decreto [do Executivo] é inconstitucional. Precisa ter uma lei que passe pela Câmara estabelecendo os valores, tem que ser bem debatido”, disse o vereador.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1542520
Usuários Online: 30
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!