noticias961 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Institucional

Festejuá 2024 envolve grande público em 3 dias de folia

Publicada em 15/02/24 às 15:29h - 794 visualizações

ASCOM/PMJN


Compartilhe
Compartilhar a noticia Festejuá 2024 envolve grande público em 3 dias de folia  Compartilhar a noticia Festejuá 2024 envolve grande público em 3 dias de folia  Compartilhar a noticia Festejuá 2024 envolve grande público em 3 dias de folia

Link da Notícia:

Festejuá 2024 envolve grande público em 3 dias de folia
 (Foto: ASCOM/PMJN)

O Festejuá É tempo de folia, Carnaval de Juazeiro do Norte, aconteceu nos dias 11, 12 e 13 últimos. As festividades foram prestigiadas por grande público que, apesar da chuva, não conteve a animação. A programação incluiu bandas locais nos três dias de festa: Tiro Certeiro, Dyogo Duarte, DJ Ládio, As Embrasadas, Grupo Quinteto e Karynna Ferreira. Também houve Desfile de Escolas de Samba convidadas, Blocos, Maracatu, Afoxés e Mostra Competitiva das Escolas de Samba: Pimpolhos da Nação, Unidos do Bairro do Socorro e G.R.E.S Acadêmicos do Siri-Ará. A apuração e premiação serão divulgadas em live no instagram @secultjuazeiro, nesta quarta-feira, 14, no Núcleo de Arte Educação e Cultura Marcus Jussier, a partir das 14h.

Por dia, cerca de 1.500 a 2.000 mil pessoas participaram do evento, realizado na Avenida Ailton Gomes. Promovido pela Secretaria de Cultura - SECULT e executado pela Associação Flor do Sertão Cultura, Arte e Tradição, o evento teve as parcerias da Livraria Colegial e do Centro Cultural Banco do Nordeste - CCBNB Cariri.

O Festejuá teve a colaboração das secretarias municipais, como a Secretaria de Esporte e Juventude - SEJUV, Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP e Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - AMAJU. Presentes, ainda, a Secretaria de Saúde - SESAU, Secretaria de Segurança Pública - SESP, por meio da Guarda Civil Metropolitana e Demutran, assim como o apoio dos órgãos da Polícia Militar, Bombeiros Civis e equipe de Segurança Privada.

Para o folião, Vitor Gomes, o Festejuá "foi legal, cultural e o desfile das escolas também chamou a atenção, além de o Dj Ládio ter animado a noite da segunda-feira de carnaval", afirma.

O secretário de Cultura, Vandinho Pereira, comenta a respeito do sucesso do Festejuá na cidade. "Resgatamos esse evento, ano passado, na alameda, e, por sugestão das escolas de samba, este ano, levamos o Carnaval para a Avenida Ailton Gomes. Podemos constatar que foi um sucesso, desde o primeiro dia, considerando a quantidade de público que superlotou o espaço. Nós estivemos algumas vezes no local e calculamos que mais de seis mil pessoas passaaram por lá, o que é um número muito bom para um evento que está nascendo. Este ano, o diferencial foi receber Escolas de Samba de outra cidade, de Barbalha, que trouxe quatro escolas, mas Juazeiro também está fazendo bonito com as suas Escolas, com muitas alas e carros alegóricos, mostrando a grandeza que foi o evento", afirma Vandinho.

Ele completa dizendo que a Secretaria de Cultura tem a sensação de dever cumprido ao ter alcançado êxito em mais uma ação cultural, numa linguagem importante, como o Carnaval, uma das festas culturais mais tradicionais do Brasil. E reforça que "Juazeiro agora coloca no seu calendário uma programação para o período de Carnaval. No ano passado, foram dois dias e, agora, estendemos para três dias. Isto mostra a robustez que tem sido o carnaval de Juazeiro do Norte", afirma.

Coleta de resíduos

A Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - AMAJU, fez a coleta seletiva de resíduos sólidos durante as festividades. De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva e Reciclagem, Maria Nei Paiva, muitos catadores não aderiram ao trabalho por conta do tempo chuvoso, porém, os profissionais que atuaram coletaram cerca de 300 kg e recicláveis.

A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos - SEMASP, realizou o cadastro dos barraqueiros, poda de árvores, renovou a iluminação da avenida em que foi sediado o evento e a limpeza diária do espaço. O comércio do município também foi incentivado, por meio dos barraqueiros e ambulantes, que estiveram presentes na Avenida Ailton Gomes. Foram mais de 20 vendedores registrados pela SEMASP.

Esquema de Segurança

O evento correu bem, durante os três dias, e teve apoio da Guarda Civil Metropolitana e Demutran, Polícia Militar e Equipe de Segurança Privada. Foram mais de cinquenta homens entre PM e GCM, dois bombeiros civis, cinco servidores da saúde e seis seguranças privados.

Atendimento à saúde

A Secretaria de Saúde - SESAU disponibilizou um ponto de atendimento ambulatorial, uma tenda, uma unidade móvel de pronto atendimento e equipe em aparato para acompanhar o evento.

Também houve a distribuição de preservativos para redução do risco de transmissão de HIV e outras ISTs e orientações de cuidado à saúde no Carnaval.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1596034
Usuários Online: 41
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!