noticias411 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Institucional

Município recebe o Selo Prata no combate à transmissão vertical do HIV

Publicada em 09/12/23 às 05:57h - 671 visualizações

ASCOM/PMJN


Compartilhe
Compartilhar a noticia Município recebe o Selo Prata no combate à transmissão vertical do HIV  Compartilhar a noticia Município recebe o Selo Prata no combate à transmissão vertical do HIV  Compartilhar a noticia Município recebe o Selo Prata no combate à transmissão vertical do HIV

Link da Notícia:

Município recebe o Selo Prata no combate à transmissão vertical do HIV
 (Foto: Fotomontagem a partir de foto da ASCOM/PMJN/Fábio Souza Tavares)

Nesta sexta-feira, 8, Juazeiro do Norte recebeu do Ministério da Saúde o Selo Prata no combate à transmissão vertical do HIV. Segundo o Ministério, a transmissão vertical - da mãe para o seu filho- é a principal via de infecção pelo HIV na população infantil. No Brasil, essa forma de transmissão tem sido responsável por cerca de 90% dos casos notificados de AIDS em menores de 13 anos.

A Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical (TV) do HIV é uma estratégia do Ministério da Saúde para fortalecer a gestão e a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), aprimorando ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento das gestantes, parceiras sexuais e crianças. Isso inclui a qualificação da vigilância epidemiológica e dos sistemas de informação, bem como o monitoramento e avaliação contínua das políticas públicas voltadas à eliminação da Transmissão Vertical do HIV no Brasil.

Essa estratégia tem o propósito de certificar municípios com mais de 100 mil habitantes que tenham atingido os critérios e os indicadores estabelecidos para eliminar a Transmissão Vertical do HIV, em conformidade com as diretrizes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Brasil, existem municípios elegíveis que já eliminaram essa transmissão do HIV, enquanto outros estão na iminência de eliminá-la como problema de saúde pública, demonstrando que a implementação de práticas de gestão, atenção e vigilância em saúde foram bem-sucedidas.

Dentre os municípios certificados está Juazeiro, que foi premiado com o selo prata de boas práticas para eliminação do HIV.

O Prefeito Glêdson Bezerra diz que "o município trabalhará para conquistar o selo ouro, que significa a eliminação. Precisamos estar com toda a rede articulada e fortalecida para conseguirmos novas metas", afirma o gestor.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1595979
Usuários Online: 53
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!