Esporte

BASQUETE 3 X 3

Tomando conta do mundo

Publicada em 10/08/21 às 11:03h - 116 visualizações

por Adriano Dias


Compartilhe
Compartilhar a notícia BASQUETE 3 X 3   Compartilhar a notícia BASQUETE 3 X 3   Compartilhar a notícia BASQUETE 3 X 3

Link da Notícia:

BASQUETE 3 X 3
 (Foto: Agência Brasil - EBC)
O BASKET 3 X 3, está crescendo em todo planeta, é uma versão formalizada do basquetebol de três por três, uma variante do basquetebol desenvolvida em campos exteriores de asfalto em cidades, e teve início nos Estados Unidos da América, não poderia ser diferente, o país do basquete ( basket ).
Veja como funciona:
Cada equipe tem quatro jogadores, dos quais três estão em campo, e um de reserva.
O jogo é jogado num campo com metade da dimensão de um campo do basquetebol regular da FIBA, tendo só um cesto.
A bola lançada ao ar não é usada para iniciar o jogo. Em vez disso, imediatamente antes do jogo um jogador de uma equipe tenta atirar da zona dos três pontos. Se conseguir, será a equipa desse jogador a sair com a bola. As situações de bola lançada ao ar subsequentes são governadas pela alternação da posse de bola, com a primeira possessão dessas a ir para a equipa que não teve a posse de bola no início do jogo.
Em vez dos três árbitros usados no basquetebol regular, no 3x3 há apenas dois árbitros, e ainda um marcador, um controlador do tempo e um operador do relógio de jogadas.
O jogo divide-se em dois períodos de cinco minutos cada. Vence a equipa que marca 33 ou mais pontos. Se nenhuma equipa atingir os 33 pontos no final do tempo regular, a equipa com a pontuação mais alta vence. Um empate no tempo regulamentar leva aos prolongamentos de dois minutos que sejam necessários para encontrar um vencedor no fim do tempo, ou por atingir os 33 pontos.
É usado um relógio de jogadas.
A primeira pessoa na equipa atacante a possuir a bola fora do arco dos três pontos deve passar a bola a um colega de equipa antes de poder atirar ao cesto.
Se a defesa ganhar a posse de bola na área de dois pontos, por roubar ou recuperar a bola, a equipa deve primeiro levar a bola para a área dos três pontos antes de poder tentar encestar.
Os lançamentos são efetuados num ponto no nível das margens no topo do arco dos três pontos. O lançador deve passar a algum colega numa posição qualquer do campo. O receptor não pode atirar logo ao cesto independentemente da sua localização. Se estiver na área dos três pontos, o receptor deve passar a um colega de equipa. Se estiver na área dos dois pontos, a bola deve ser driblada ou passada para fora da área; uma vez fora da área, o jogador com a posse de bola deve passar antes da equipa poder tentar fazer o cesto.
Fazer "afundaços" não é permitido a menos que o campo tenha aros separados aprovados.
Não são permitidos descontos de tempo em nenhuma altura (ainda assim, os árbitros devem parar o jogo em caso de lesão de um jogador ou de outra situação perigosa, tal como nas regras normais da FIBA).
Existem algumas regras similares às do basquetebol tradicional, expressas nas regras do 3x3
Um jogador que cometer 5 faltas é desqualificado, como num jogo de basquetebol tradicional.
Uma equipa fica numa situação de falta de penalidade na sua quarta falta quer num mesmo período, quer durante o jogo todo. Faltas defensivas que não são feitas ao atirar a bola ao cesto subsequentes, cometidas pela mesma equipa, resultam em dois lances livres. Como as regras principais da FIBA aplicam-se a menos que haja regras sobre a situação nas regras da FIBA para o 3x3, todos os prolongamentos são considerados uma extensão do segundo período para fins de faltas de penalidade.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 550589
Usuários Online: 97
Copyright (c) 2022 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!