Sovaco de Cobra
Cultura/Entretenimento

Os robôs que são escultores

Rapidez e precisão.

Publicada em 21/07/21 às 09:42h - 106 visualizações

por Fábio Souza Tavares


Compartilhe
Compartilhar a notícia Os robôs que são escultores  Compartilhar a notícia Os robôs que são escultores  Compartilhar a notícia Os robôs que são escultores

Link da Notícia:

Os robôs que são escultores
 (Foto: Divulgação/Robotor)

Psiquê Renascida Por Um Beijo de Cupido, de Antonio Canova (Reprodução)


O ditado "A pressa é inimiga da perfeição" não serve no mundo da robótica. Cada vez mais os robôs adquirem mais funcionabilidade com agilidade e precisão na realização de trabalhos antes destinados apenas a humanos. É o caso dos robôs escultores da empresa Robotor.

Um deles está reproduzindo a obra Psiquê Renascida Por Um Beijo de Cupido (também traduzida por Psiquê Reanimada Por Um Beijo do Amor - ou Eros), de 1787, do escultor italiano Antonio Canova. O que Canova levou cinco anos para realizar, o robô conclui em menos de 12 dias.

Tal feito tecnológico levou o técnico da empresa, Michele Basaldella, a declarar ao New York Times: "Não precisamos de outro Michelângelo. Nós já temos um".

A declaração de Basaldella seria verdadeira se não existisse um simples e verdadeiro detalhe: apesar da rapidez e precisão dos robôs escultores lhes faltam algo que nunca o tornarão substitutos dos artistas de carne e osso - a criatividade. Assim, os robôs são meros reprodutores. A criação da arte, da estética, da plástica é uma realização inerente à condição humana.

Quando os robôs desenvolverem a sociabilidade, a afetividade, a cognição, a saciedade e a autonomia esse discurso da inutilidade humana poderá ser levantado à luz de uma discussão verdadeira e intelectualmente honesta. Mas quando teremos o primeiro robô David, do Inteligência Artificial dirigido por Spielberg, em alusão ao pensamento de Stanley Kubrick?




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 470682
Usuários Online: 48
Copyright (c) 2022 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!