
Já a algum tempo, populares que moram no quarteirão da Rua São Francisco situado atrás da Secretaria de Educação (SEDUC), no São Miguel, reclamam de uma situação que não só os prejudica, mas também prejudica as pessoas que por ali passam e as que esperam ônibus no terminal rodoviário municipal que fica no vértice desse quarteirão com a Rua Santa Isabel.
Sexta-feira (10.10), um desses moradores me enviou um vídeo mostrando a situação do pequeno calçadão do local que acabou virando "banheiro" e "motel" a céu aberto através das necessidades fisiológicas praticadas por moradores de rua.
A visão do local é desagradável e o cheiro fétido das fezes e urinas completa o quadro. Tal problema fez com que moradores, que antes colocavam cadeiras no local para conversar com o vizinh@s e pessoas amigas que por lá passam, deixassem de ficar sentados no supracitado calçadão. Afinal, nariz não é tampa de penico.
Juazeiro do Norte/CE, através do governo municipal, vem realizando um trabalho junto aos moradores de rua que é referência nacional. Entretanto, os desafios são enormes. Diante da situação apresentada, entrei em contato com os Secretários Josy Lima, da Ação Social (SAS), e Roberto Sampaio, da Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Públicos (SEAMASP).
Josy me disse que a situação é complexa, mas é imprescindível uma resposta. Diante disso, acionou o Centro Pop, equipamento público voltado para o atendimento à população de rua, para fazer uma abordagem social no local e procurar resolver a situação.
O Centro Pop é um espaço de acolhimento para a população de rua que serve alimentação, proporciona higiene pessoal, desenvolve oficinas e encaminha a emissão de documentos para esse público específico.
Roberto Sampaio me garantiu a ida de uma equipe da SEAMASP até o local para realizar a higienização do calçadão.
Agradeço a solicitude da Secretária Josy que tem sido um expoente de grande visibilidade na ação social do Município pela forma positiva que a vem desempenhando, bem como ao Secretário Roberto que se mostrou sensível à situação.
Espero que até segunda-feira (13.10), ou seja, amanhã, esse contato com o local seja estabelecido pelas equipes das respectivas Secretarias para que a solução finalmente chegue para os moradores.
Entretanto, o trabalho a ser prestado pelas Secretarias supracitadas pode não ter o resultado a contento se não houver uma ronda constante das forças de Segurança Pública no local para coibir os atos fisiológicos e a prática sexual nesse local público. Sexo é saudável e natural, mas sua prática, por se tratar de algo íntimo e privado, deve acontecer em espaços apropriados.
É isso aí companheiro. Reeducar esse povo; isso é absolutamente reprovável, ao lado da SEDUC de Juazeiro do Norte.