noticias916 Seja bem vindo ao nosso site Sovaco de Cobra!

Brasil

Lei de Improbidade: Presidente Bolsonaro oficializa alterações

Medida altera algumas regras, como a exigência de dolo para responsabilização de agentes públicos

Publicada em 26/10/21 às 10:52h - 226 visualizações

Paulo Moura, pleno.news


Compartilhe
Compartilhar a noticia Lei de Improbidade: Presidente Bolsonaro oficializa alterações  Compartilhar a noticia Lei de Improbidade: Presidente Bolsonaro oficializa alterações  Compartilhar a noticia Lei de Improbidade: Presidente Bolsonaro oficializa alterações

Link da Notícia:

Lei de Improbidade: Presidente Bolsonaro oficializa alterações
 (Foto: Reprodução)
O presidente Jair Bolsonaro sancionou, sem vetos, o projeto que altera alguns pontos da lei de improbidade administrativa. As novas regras foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (26). A Câmara concluiu a aprovação da proposta no dia 6 de outubro. O placar da votação ficou em 287 contra 13. Uma semana antes, o texto já tinha passado pelo Senado, sendo aprovado por 47 a 24 votos.
A principal alteração feita pelo Congresso na lei é a exigência de dolo para que agentes públicos sejam responsabilizados pelos seus atos. Danos causados por imprudência ou negligência, por exemplo, não serão mais configurados como improbidade.
O texto sancionado considera dolo “a vontade livre e consciente de alcançar o resultado ilícito tipificado”. Com isso, caberá aos juízes responsáveis interpretarem se houve ou não intenção em cada caso.
Outra mudança é que só o Ministério Público (MP) poderá propor ações de improbidade administrativa. Antes da sanção, outros órgãos podiam propor ações do tipo.
A partir de agora, o MP terá o prazo de um ano para manifestar interesse no prosseguimento das ações abertas pelas Fazendas Públicas. Quando isso não for feito, o processo será extinto. Além disso, de acordo com o novo texto, a perda da função pública atingirá apenas o vínculo de mesma qualidade e natureza que o agente público ou político detinha na época da infração.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 1545287
Usuários Online: 48
Copyright (c) 2024 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!