Brasil

Forças Armadas e o voto impresso

Evento militar acontecerá pela manhã de hoje (10) na Esplanada dos Ministérios.

Publicada em 10/08/21 às 07:09h - 95 visualizações

por Fábio Souza Tavares


Compartilhe
Compartilhar a notícia Forças Armadas e o voto impresso  Compartilhar a notícia Forças Armadas e o voto impresso  Compartilhar a notícia Forças Armadas e o voto impresso

Link da Notícia:

Forças Armadas e o voto impresso
Tanques da Marinha  (Foto: Reprodução)

Os partidos Rede Sustentabilidade e PSOL entraram com um pedido no STF para a suspensão do desfile militar que ocorrerá na manhã de hoje (10) sob a alegação de ser um ataque à democracia. Isso porque a data coincide com a votação da proposta de voto eletrônico impresso e auditável que ocorrerá no plenário da Câmara dos Deputados. O ministro Dias Toffoli negou o pedido justificando que tal decisão cabe ao STJ.

O desfile que acontecerá logo mais já é realizado desde 1988, ano da proclamação da nossa atual Constituição Federal, e faz parte da programação da Operação de Formosa que se realiza todos os anos no Campo de Instrução de Formosa (CIF), município goiano que fica a 80 quilômetros de Brasília.

O desfile já estava marcado muito antes da data da votação da PEC do voto impresso, de autoria da deputada federal Bia Kicis (PSL/DF), ser anunciada pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP/AL). Em nota (LEIA A NOTA), a Marinha do Brasil, protagonista da operação que se realizará em 16 de agosto no CIF, explica que não existe nenhuma correlação entre a ida das viaturas e armamentos de guerra para Brasília e a referida votação.

Todos os anos, convites para participar da Operação de Formosa são entregues às autoridades. O desfile ocorre este ano na Esplanada dos Ministérios pelo simples fato de as autoridades convidadas serem o presidente e o vice-presidente da República, os ministros do governo federal - dentre eles o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto - e os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. O resto são meras especulações e tentativas inócuas de se criar factoides apontando o evento como golpista.

O evento, entretanto, terá um diferencial, pois pela primeira vez participarão também efetivos do Exército e da Aeronáutica como forma de "incrementar a interoperabilidade das Forças Armadas do País".

É bem verdade que os representantes das FFAA defendem o voto eletrônico impresso e auditável. Mas daí a supor que o evento de hoje é inerente a um plano de golpe que, segundo a esquerda, já está em curso, é uma falácia própria dos que fazem política mentindo.


MARINHA DO BRASIL
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA

 
Brasília – DF.
Em 09 de agosto de 2021.

Com relação à Operação Formosa 2021, a Marinha do Brasil (MB) esclarece os seguintes pontos:


a) A Operação é realizada desde 1988, no Campo de Instrução de Formosa (CIF), com o propósito de assegurar o preparo do Corpo de Fuzileiros Navais como força estratégica, de pronto emprego e de caráter anfíbio e expedicionário, conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa. Este ano, de forma inédita, haverá também a participação de meios do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, de modo a incrementar a interoperabilidade das Forças Armadas do País.
 
b) Anualmente, diversas autoridades dos Poderes da República são convidadas para assistir ao dia de Demonstração Operativa, que, este ano, ocorrerá em 16 de agosto. Serão convidados o Presidente da República, o Vice-Presidente da República, os Ministros de Estado, bem como os Presidentes do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, além de diversas autoridades.
 
c) A entrega do convite ao Presidente da República foi planejada para contemplar um comboio composto por algumas das principais viaturas, cujo total da Operação é 150, e que iniciaram o deslocamento para o Planalto Central desde o dia 08 de julho. Desse comboio, 14 viaturas ficarão em exposição durante essa terça-feira (11), em frente ao prédio da Marinha na Esplanada dos Ministérios. Os eventos buscam valorizar e apresentar, à sociedade brasileira, o aprestamento dos meios operativos da nossa Marinha.
 
d) Cabe destacar que essa entrega simbólica foi planejada antes da agenda para a votação da PEC 135/2019 no Plenário da Câmara dos Deputados, não possuindo relação com a mesma, ou qualquer outro ato em curso nos Poderes da República.

Centro de Comunicação Social da Marinha




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Adriano Dias

10/08/2021 - 17:39:24

Desde 1988 acontecem desses desfiles, apenas temos desde lá um PRESIDENTE PATRIOTA que valorizou e enalteceu o desfile, parabéns Jair Messias Bolsonaro, e aí vem aquelas enxurradas de narrativas ludibriantes para desviar o verdadeiro foco do então desfile.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 549682
Usuários Online: 81
Copyright (c) 2022 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!