Brasil

Universidade Federal do Sul da Bahia adota cota para presidiários

A decisão está causando enorme polêmica.

Publicada em 26/07/21 às 06:49h - 86 visualizações

por Fábio Souza Tavares


Compartilhe
Compartilhar a notícia Universidade Federal do Sul da Bahia adota cota para presidiários  Compartilhar a notícia Universidade Federal do Sul da Bahia adota cota para presidiários  Compartilhar a notícia Universidade Federal do Sul da Bahia adota cota para presidiários

Link da Notícia:

Universidade Federal do Sul da Bahia adota cota para presidiários
 (Foto: Divulgação/UFSB)

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) anunciou neste final de semana a criação de cota para presidiários, ex-presidiários e refugiados, uma decisão que está causando grande polêmica em todo o País.

Pela decisão, cada curso oferecerá uma vaga para pessoas que se encontrem em alguma dessas condições. Em nota lançada, a UFSB oferece sua justificativa: "Os ajustes surgem no sentido de fortalecer o papel da UFSB como instituição que valoriza e prioriza as políticas públicas de ações afirmativas enquanto princípio, previsto, inclusive, no estatuto da universidade".

O sistema de cotas é controverso e pode gerar distorções como, por exemplo, um negro rico tomar o lugar de um pobre branco só por causa da cor da pele. Há também os que defendam que a cota deveria ser somente para pobres ou estudantes de escolas públicas, pois aí já estariam inclusos aqueles que são os mais prejudicados pelas desigualdades sociais.

Atualmente a UFSB já destina 85% de suas vagas para cotas (negros, pardos, ciganos, quilombolas, deficientes, mulheres, transexuais, travestis, transgêneros e pessoas sexualmente não-binárias). Nessa luta pelo acesso à UFSB, os brancos - sejam pobres ou ricos - terão que disputar, no vestibular, meros 15% das vagas - um percentual que agora ainda é menor - com outras pessoas que se inserem nas categorias beneficiadas e que não se inscrevem no sistema de cotas. Diante disso, alguém poderá questionar? Não será um apartheid acadêmico às avessas?




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (88) 9.9926-5572

Visitas: 655853
Usuários Online: 234
Copyright (c) 2022 - Sovaco de Cobra - www.sovacodecobra.com.br / A sua voz não pode cessar!