Skip to content

Veja quais são os tipos de Bolsas de Estudos

O Programa Universidade para Todos “PROUNI” concede bolsas de estudos integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior em cursos de graduação e sequencias de forma especifica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.

Para poder participar do programa Prouni, os candidatos precisam seguir alguns requisitos. Veja no site abaixo e saiba quais são os requisitos para se inscrever. Abaixo você saberá quais são os tipos de bolsas do ProUni 2019 e como consegui-las de forma integral ou parcial.

Tipos de Bolsas

O Programa Universidade para Todos, possuem dois tipos de bolsas:

  • Bolsa Integral – É preciso que o estudante tenha uma renda familiar bruta mensal por pessoa de até um salário mínimo e meio;
  • Bolsa parcial – Oferece aos estudantes 50% do pagamento da instituição, para isso é preciso que o mesmo possua uma renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Para que o mesmo possa obter uma dessas duas opções de bolsa é preciso que:

  • Tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Seja pessoa com deficiência;
  • Seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.

Além desses o Prouni 2019 possui também bolsas remanescentes que são aquelas eventualmente não ocupadas no decorrer do processo regular do Prouni.

Para isso é preciso que o candidato atenda a uma das condições a seguir para que possa se inscrever na bolsa remanescente, veja quais são:

  • Seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, para os cursos com grau de licenciatura destinados à formação do magistério da educação básica;
  • Tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Para saber mais sobre as bolsas do Prouni acesse: siteprouni.mec.gov.br.

Resultado ProUni

Após a realização da prova do Enem você terá que esperar um período para que possa saber qual foi a sua pontuação. Visto isso o candidato poderá verificar o resultado no próprio sistema de inscrições Prouni. Caso você passe em alguma instituição de ensino pegando uma bolsa remanescente, de 50% ou integral você terá que ir na instituição para fazer a entrega da documentação.

A instituição de ensino deve aferir a pertinência e veracidade das informações prestadas, concluindo pela aprovação ou reprovação do candidato. Sendo aprovado pela instituição você estará apto a estudar o curso escolhido por você na hora das inscrições, indo assim para a instituição que passou.

Agora que você já sabe quais são os tipos de bolsas existentes do Prouni e o que fazer após sair o resultado da prova do Enem e do programa. Realize a inscrição Prouni 2019 quando o período estiver aberto, estude e consiga alguma bolsa para estudar em alguma instituição. Caso tenha alguma dúvida deixe um comentário que te responderemos o mais breve possível. Boa Sorte!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *