Skip to content

Universidade do Rio de Janeiro abre vagas para processo seletivo

Milhares de candidatos se inscreveram para o 1º vestibular UERJ 2019. As inscrições foram encerradas no dia 10 de outubro e as provas serão aplicadas no dia 2 de dezembro.

Neste ano, foram oferecidas cotas para alunos negros, descendentes de indígenas e concluintes do ensino médio em escola pública.

Os cursos mais concorridos nesta edição do vestibular são: Direito, Jornalismo, Relações Internacionais, Administração e Desenho Industrial.

O gabarito das provas será divulgado no dia 2 de dezembro e as notas serão divulgadas no dia 21 do mesmo mês. Os aprovados poderão fazer suas matrículas a partir do dia 18 de janeiro de 2019.

A UERJ é uma das universidades mais concorridas do país. Por sua tradição, história, qualidade de ensino e estrutura, muitos estudantes do Rio de Janeiro e de outros Estados sonham em garantir sua vaga nela. Por isso, é importante para os candidatos se prepararem, fazendo cursinhos e estudando em casa também. Ter uma boa base de estudos no ensino médio com certeza é fundamental para conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade estadual.

Vestibular UERJ Resultado do 1º Exame de Qualificação

Já foi divulgado o resultado do primeiro exame de qualificação do vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O rol relaciona os selecionados para a segunda fase do processo de seleção, lembrando que, para passar para a próxima etapa, foi necessário acertar mais de 40% das perguntas objetivas da prova aplicada no domingo (dia 17 de junho).

Junto ao resultado, a UERJ também apresentou os dados do vestibular. Com 84.114 inscritos, o índice de abstenção ficou em 7,21%, já que compareceram para fazer a prova 78.044 candidatos. Os faltantes ou mesmo estudantes que não se candidataram para o primeiro exame de qualificação podem participar da segunda etapa do vestibular, que será aplicada em 16 de setembro. A diferença é que, quem passar pelas duas etapas, poderá usar o melhor desempenho para concorrer na etapa final.

As inscrições para o segundo exame de qualificação estarão abertas entre os dias 3 e 25 de julho. Nesta segunda etapa, os acadêmicos deverão fazer provas de português, redação e de conhecimentos específicos.

Na primeira etapa, os candidatos que acertaram 70% ou mais das questões do vestibular receberam conceito A e levam 20 pontos de vantagem na segunda fase. De 60% a 69% o conceito é B, com 15 pontos. De 50% a 59% o conceito é C, com bônus de 10 pontos. E de 40% a 49% o conceito é D, com cinco pontos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *