Skip to content

Saiba por onde começar sua declaração do IRPF

O Imposto de Renda Pessoa Física 2018 é um motivo de dúvida para várias pessoas que não sabem como proceder com o processo de declaração de imposto de renda juntamente com a Receita Federal. Existem vários recursos disponíveis que tem como objetivo auxiliar o brasileiro com essa declaração, e para que você possa entender um pouco melhor preparamos um post sobre Imposto de Renda Pessoa Física 2018 que irá te ajudar a esclarecer algumas dúvidas.

Ficar em dia com o Imposto de Renda Pessoa Física 2018 é uma maneira do contribuinte brasileiro evitar as pendências e multas junto à Receita Federal.

Imposto de renda 2018
Imposto de renda 2018

Imposto de Renda Pessoa Física 2018

É necessário que o contribuinte entenda como funciona todo o processo para realizar a sua declaração de imposto de renda pessoa física 2018, entender o que deve ser feito corretamente é importante para que você não perca prazos, proceda com algum erro ou até mesmo caia na conhecida “malha fina”.

Uma forma do contribuinte conseguir realizar esse procedimento do Imposto de renda pessoa física 2018 sem muita dificuldade é através do programa disponibilizado pela Receita Federal para que o contribuinte baixe e instale em seus computadores.

A declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2018 é um pouco complexo e com vários detalhes que precisam ser preenchidos com atenção e de forma correta. A declaração do imposto de renda de pessoa física 2018 e feito separadamente do imposto de renda de pessoa jurídica.

A cada novo ano o contribuinte do tipo Pessoa Física precisa realizar a sua declaração, que é feita levando como base o ano anterior, incluindo em 2018 até mesmo o extrato inss para IRPF do ano base usado para os cálculos será o ano de 2015.

O site da Receita Federal do Brasil possui uma página intitulada com “Como preencher corretamente a sua declaração do IRPF, evitando a ocorrência de pendências”, que contém informações que poderão te ajudar a preencher a sua declaração mais facilmente. Para acessar essas informações basta acessar o site no endereço www.receita.fazenda.gov.br/Novidades/Informa/EvitarMalha.htm

Algumas das informações importantes das quais você pode precisar para preencher a sua declaração de imposto de renda pessoa física 2018 são:

  • Rendimentos
  • Tributáveis
  • Rendimentos dos Dependentes
  • Deduções
  • Arrendamento de Imóvel Rural
  • Carnê-leão
  • Valor real das aquisições e alienações
  • Saldos bancários
  • CPF
  • Conta bancária
  • Pagamentos e Doações efetuados

É importante que o contribuinte realize todos os cálculos corretamente, pois qualquer pequeno erro pode trazer problemas ao contribuinte, fazendo com que ele seja pego na “malha fina”, caso isso aconteça ele precisará pagar multas e até pode ser processado.

Quem precisa declarar o imposto de renda de pessoa física 2018 é aquela que recebe até um valor X que é estipulado pela Receita federal, para o último ano esse valor era de R$ 1.787,78, dessa maneira quem tivesse uma renda total inferior a esse valor estava isento da declaração.

Para a próxima declaração é necessário que aguardemos as atualizações e assim seja liberado o novo valor estipulado para declarar o imposto de renda.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *